A união de calor, umidade, interrupção do vento em altos níveis da atmosfera e a formação de uma ampla área de baixa pressão atmosférica vão provocar instabilidade no tempo entre esta sexta-feira (13) e dominho (15) na região Sul do país.
O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que mostra que pancadas de chuva e trovoadas com condição para granizo em pontos localizados poderão ocorrer nesta sexta, especialmente na metade oeste de toda a região Sul.
A metade leste da região Sul também deve ser especialmente afetada pelo aprofundamento de duas áreas de baixa pressão, uma mais ao sul do Rio Grande do Sul e outra mais afastada em alto-mar.
No entanto, o Inmet destaca que ainda há divergência em relação à previsão da intensificação desse amplo sistema de baixa pressão que deverá dar origem a um ciclone extratropical próximo da costa do territóri gaúcho.
As áreas mais atingidas podem ser o sul e leste gaúcho, com condições para rajadas de vento acima dos 60 km/h e pancadas de chuva eventualmente fortes. Na segunda-feira (16), o sistema deve se deslocar para alto-mar.