Sergipe

Maternidade de Sergipe realiza transplante de células-tronco de placenta pela primeira vez

Hospital e Maternidade Santa Isabel realiza transplante de células-tronco pela primeira vez.
Hospital e Maternidade Santa Isabel/Reprodução
Pela primeira vez, a Maternidade Santa Isabel registrou a realização de uma coleta de células-tronco da placenta logo após o nascimento de um bebê nesta quinta-feira (17). O procedimento foi solicitado pela mãe da criança, para auxiliar no tratamento contra a leucemia diagnosticada no irmão mais velho do recém-nascido.
A mãe, Karla Cristina, vive uma jornada delicada desde 2020, quando o filho mais velho foi diagnosticado com a doença. Após um longo tratamento, ele entrou em remissão, fase em que a doença não apresenta sinais ativos. No entanto, em dezembro o ano passado, a doença apresentou uma recaída, exigindo a retomada das sessões de quimioterapia.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
A maternidade destacou que, com o reinício do tratamento, a família iniciou o processo de cadastro da criança no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), que conecta pacientes a possíveis doadores compatíveis em todo o país. Durante esse período, Karla descobriu uma nova gestação, e com ela, uma renovação de esperança.
A unidade de saúde também destacou que a coleta de células-tronco do cordão umbilical e da placenta pode ser utilizada em possíveis tratamentos, como o transplante de medula, quando há compatibilidade genética entre irmãos.

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também