Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Após participar da posse do presidente americano, Donald Trump, o deputado estadual Diego Castro (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), um requerimento para a criação da Frente Parlamentar Bahia – Estados Unidos.
A proposta visa instituir uma comissão especial dedicada ao acompanhamento de proposições e atividades legislativas com foco no fortalecimento das relações entre o Estado da Bahia e os Estados Unidos. Segundo ele, “o objetivo é promover intercâmbios culturais, diplomáticos, econômicos e tecnológicos, ampliando as possibilidades de colaboração em diversas áreas estratégicas”.
Na justificativa, o deputado destacou a importância geopolítica da Bahia, ressaltando sua localização privilegiada no nordeste do Brasil. Ele argumentou que, sendo os Estados Unidos um dos principais parceiros comerciais do Brasil, “a Bahia não pode ficar à margem dessa relação, sendo essencial o papel do parlamento na ampliação da colaboração com a maior potência econômica mundial”. “A proposta busca aprofundar a integração entre as economias, especialmente em um mercado global dinâmico e em constante transformação”, emendou.
Diego também apontou que, com suas riquezas naturais e potencial industrial, a Bahia “pode se posicionar como um ponto estratégico para atrair investimentos bilaterais, especialmente nos setores de infraestrutura, tecnologia, saúde, turismo e energias renováveis”.
Outro aspecto central da Frente Parlamentar citado por Diego Castro é a promoção da cooperação educacional e cultural. “A troca de experiências educacionais, programas de intercâmbio e iniciativas culturais, segundo o deputado, não apenas fortalecem o entendimento mútuo entre as populações, mas também abrem portas para o desenvolvimento de novos projetos que beneficiarão diretamente a sociedade baiana”, disse.
Vale lembrar que o requerimento, protocolado na Secretaria Geral da Mesa, precisa da assinatura de 21 deputados para ser aprovado.