Nesta quarta-feira (5), o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) foi vítima de fake news ao ter seu nome associado a gestão Moema Gramacho (PT), ex-prefeita de Lauro de Freitas, segunda a matéria divulgada pelo site “Aqui só Política” o parlamentar teria encaminhado uma “retroescavadeira” em troca de favorecimentos, mas o parlamentar negou todas as acusações.
O site ainda trouxe outras acusações, mesmo o político encaminhando Nota de Esclarecimento, não houve o espaço de seu “Direito de Resposta”, confira abaixo a Nota de Esclarecimento na íntegra com a versão do Capitão Alden:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Com relação a divulgação de suposto envolvimento do deputado federal Capitão Alden com a gestão Moema Gramacho, a Assessoria de Comunicação do Parlamentar vem a público para esclarecer que não procede a informação veiculada no site “Aqui só Política” que o parlamentar teria cargos na gestão de Moema Gramacho, após o mesmo ter destinado para o município de Lauro de Freitas, uma “retroescavadeira”.
Nunca houve envio de “retroescavadeira” ou quaisquer outros recursos de emenda parlamentar, para a gestão de Moema Gramacho.
A notícia divulgada pelo referido veículo de comunicação que deputado Capitão Alden “teria feito destinação de recursos via Fundo Partidário para a campanha de Débora Regis por conta da eleição para prefeito” e em troca, em caso de vitória da candidata Debora Regis, o mesmo teria acertado a manutenção de supostos cargos que teria na gestão de Moema Gramacho. Esta informação não condiz com a realidade dos fatos.
Os Portais de Transparência existem, são de acesso público, portanto, está disponível para que qualquer cidadão possa fazer a consulta. E não há, e nunca houve, qualquer registro de recursos encaminhados pelo deputado ao município de Lauro de Freitas.
Quanto à acusação de que o Capitão Alden teria “cargos” na gestão Moema Gramacho, o político deixa claro que jamais teve qualquer pessoa nomeada na Prefeitura de Lauro de Freitas, especialmente durante a gestão de Moema Gramacho.
Quem acompanha a trajetória política do Capitão Alden sabe de sua forte oposição a Moema Gramacho e ao Partido dos Trabalhadores. Inclusive durante seu mandato como deputado estadual fez protestos em frente a residência onde morava a prefeita Moema Gramacho, contra o fechamento do comércio durante a pandemia.
Após o início das demissões em massa na atual gestão municipal de Lauro de Freitas, algumas pessoas procuraram o mandato do Capitão Alden pedindo uma interlocução com a atual prefeita para que seus cargos fossem mantidos, pois eram pessoas que votaram tanto em Débora Regis quanto no Capitão Alden. O parlamentar apenas sugeriu que a atual prefeita analisasse cada caso com devido critério. Por fim, quanto à afirmação de que o parlamentar por conta de um eventual descumprimento de acordos por parte de Débora Regis, teria “cancelado o provisionamento de emenda no valor de R$1 milhão para Lauro de Freitas”,
O deputado informa que também não procede a afirmação de que o mesmo teria “cancelado” a destinação de recursos para Lauro de Freitas, até porque não há como cancelar o que não foi destinado! Até a presente data, não há e nem nunca houve indicação de recursos para o município de Lauro de Freitas para o ano de 2025. Esta informação também pode ser checada no portal da Câmara dos Deputados.
O encaminhamento de emendas por parte do mandato de deputado ocorre a partir de um diálogo com os gestores para que possam atender as demandas da população, diálogo que não ocorreu com a referida prefeita, bem como com outros gestores que não dialogaram após os resultados das últimas eleições.