Os produtores de soja do Rio Grande do Sul finalmente terão alívio. A previsão indica tempo firme nos próximos dias, condição essencial para a recuperação das lavouras afetadas pelas chuvas do final de maio e início de junho. A melhora no clima é consequência da frente fria que já se afastou para o oceano, abrindo caminho para uma sequência de dias secos e estáveis na região.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link!
Além do Sul, o tempo firme também predomina no Centro-Sul do país, o que favorece o andamento das atividades no campo, especialmente nas lavouras de milho segunda safra, algodão e café. A expectativa é de que não haja atrasos nos trabalhos nos próximos cinco dias, com exceção do Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde chuvas pontuais podem dificultar temporariamente as operações agrícolas.
Mês de julho
A partir do período entre 11 e 15 de julho, há previsão de retorno das chuvas para o Rio Grande do Sul, mas em volumes que não devem atrapalhar o escoamento da produção nem gerar novos transtornos.
No entanto, o cenário é de atenção para outras regiões. Com a ausência de chuvas no Matopiba, Mato Grosso, sul do Pará e Rondônia, os termômetros devem disparar, alcançando máximas entre 35°C e 38°C. Isso aumenta o risco de focos de incêndio, especialmente em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e interior do Matopiba.
É fundamental que os produtores redobrem os cuidados com o manejo do fogo e mantenham a hidratação adequada durante as atividades no campo, que devem continuar em ritmo acelerado por causa do tempo seco.
O post Clima muda o ‘jogo’: Sul se recupera das chuvas e outras regiões chegam a 38 °C apareceu primeiro em Canal Rural.