O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas volumosas e variação de temperatura em diferentes regiões do Brasil nesta semana, entre os dias 30 de junho e 7 de julho.
As chuvas mais intensas devem atingir a região Norte e o leste do Sudeste e Nordeste, podendo ultrapassar 50 mm. A previsão é de tempo aberto no interior do
Nordeste, no Centro-Oeste e no oeste das regiões Sudeste e Sul.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Na região Norte, áreas de instabilidade se concentram no centro-norte do Amazonas, Roraima, Amapá e norte do Pará, com acumulados que podem superar os 50 milímetros. Já no leste do Acre, Rondônia, sul do Amazonas e do Pará, além do Tocantins, não há previsão de chuvas, mantendo o tempo seco ao longo da semana.
Para o Nordeste, a previsão indica tempo aberto no interior, com redução da umidade relativa do ar, principalmente no sul do Piauí, sul do Maranhão e oeste da Bahia. No litoral nordestino, são esperadas chuvas acima de 20 mm, com destaque para o leste da Bahia, Sergipe, Alagoas e extremo noroeste do Maranhão.
No Sudeste, chuvas entre 30 e 50 mm devem atingir áreas do leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Nas demais regiões, como centro-oeste de Minas Gerais, o tempo permanece aberto, com redução da umidade relativa do ar.
A previsão para o Centro-Oeste é de tempo firme na maior parte da região, com baixa umidade principalmente no nordeste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Na região Sul, as chuvas mais significativas estão previstas apenas para o leste do Paraná, mas com volumes inferiores a 20 mm. Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o tempo deve permanecer aberto durante toda a semana.
Temperaturas terão grande variação no país
As temperaturas máximas devem ser elevadas no sul da região Norte e no norte das regiões Centro-Oeste e Nordeste, especialmente na quinta-feira (3), quando os termômetros podem passar de 30 °C no sudeste do Amazonas, centro-sul do Pará, norte de Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Piauí.
No leste do Nordeste e em partes do Sudeste e Centro-Oeste, as máximas não devem ultrapassar 28 °C. Já no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, leste do Paraná e São Paulo, além do sul de Minas Gerais, são previstas máximas abaixo de 18 °C.
As mínimas devem se manter acima de 24 °C na região Norte e norte do Nordeste. No centro-sul do Brasil, as temperaturas mínimas ficam abaixo de 18 °C, com destaque para o período entre 30 de junho e 3 de julho, quando a atuação de uma massa de ar frio provocará temperaturas abaixo de 6 °C no sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com possibilidade de geadas em áreas de maior altitude.
Esse sistema de ar frio deve avançar ao longo da semana, derrubando as temperaturas no Acre, sul de Rondônia, oeste e sul de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A partir do sábado (5), são previstas temperaturas abaixo de 10 °C no sul de Minas Gerais e em São Paulo.

O Inmet recomenda atenção às atualizações diárias da previsão do tempo e aos avisos meteorológicos especiais, disponíveis no site oficial e redes sociais do instituto.
O post Frio extremo e chuvas intensas marcam semana no Brasil, prevê Inmet apareceu primeiro em Canal Rural.