Justiça

Moraes se impõe sobre Executivo e Legislativo e suspende atos relacionados ao IOF

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (4) a suspensão dos decretos que elevaram o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e do decreto legislativo que anulou o aumento. Ao mesmo tempo, fixou para 15 de julho uma audiência de conciliação entre representantes do governo federal e do Congresso Nacional, a fim de buscar um acordo sobre o tema.

Na decisão, Moraes afirmou haver “séria e fundada dúvida” quanto à finalidade do decreto presidencial que elevou o imposto, bem como possível irregularidade no decreto legislativo aprovado por deputados e senadores. O ministro deu prazo de cinco dias para que o Executivo detalhe as razões do reajuste e para que o Congresso justifique a derrubada da medida.

A crise começou em maio, quando o governo editou um decreto elevando alíquotas do IOF para reforçar a arrecadação e cumprir o arcabouço fiscal. A repercussão negativa levou a equipe econômica a recalibrar o aumento, mas parlamentares mantiveram críticas e, duas semanas depois, aprovaram Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que anulou a mudança.

Diante do impasse, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), defendeu a criação de regras que limitem ações partidárias no STF contra votações do Congresso, para conter o que chamou de “excesso de judicialização”. Alcolumbre também se ofereceu para intermediar o diálogo entre Planalto e Legislativo.

Em paralelo, Moraes discutiu o assunto em Lisboa com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Eles devem retomar a conversa na próxima semana, quando ambos estiverem de volta ao Brasil. A expectativa do Palácio do Planalto é aguardar o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro, antes de abrir nova rodada de negociações políticas.

Esta notícia Moraes se impõe sobre Executivo e Legislativo e suspende atos relacionados ao IOF apareceu primeiro no Conexão Política.
Acompanhe os bastidores da política nacional e internacional no Conexão Política.

Leia também