Durante mais uma ação da Operação Línguas Sujas, realizada nesta sexta-feira (25), um despejo irregular de esgoto foi flagrado na Avenida Roberto Mascarenhas de Brito, no bairro da Jatiúca, área nobre de Maceió.
A fiscalização, conduzida pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), identificou que um edifício residencial antigo estava lançando esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial.
O sistema de drenagem pluvial é destinado exclusivamente ao escoamento de águas das chuvas. O despejo de esgoto nesse tipo de tubulação contamina o meio ambiente, afeta a qualidade da água e compromete a balneabilidade da orla marítima, além de representar riscos à saúde pública.
Segundo os fiscais, o esgoto era despejado de forma contínua em uma tubulação que conduz diretamente à Lagoa da Anta, ameaçando a integridade do ecossistema local. Diante da irregularidade, o condomínio foi notificado e autuado. Além disso, deverá promover as adequações necessárias em seu sistema de esgotamento sanitário para cessar o dano ambiental.
As ações de fiscalização da Operação Línguas Sujas acontecem de forma contínua com o objetivo de combater as ligações clandestinas de esgoto na capital alagoana.