Alagoas

Baque Alagoano celebra Dia Nacional do Maracatu e mês da cultura popular em agosto

O mês de agosto é tradicionalmente conhecido como o mês da cultura popular e, neste ano de 2025, ganha mais um motivo para comemorar: no dia 1°, todo o país comemora oficialmente o Dia Nacional do Maracatu. Em Alagoas, o Maracatu Baque Alagoano irá celebrar a data junto aos demais grupos do estado com uma batucada coletiva idealizada e organizada pelo Tambores do Jaraguá na sexta-feira (01), enquanto se prepara para levar ao público a 6ª edição do Festival da Cultura Popular, no dia 23.

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

Fundado em 2007, após uma oficina promovida pelo percussionista Wilson Santos, o Baque Alagoano faz parte da terceira geração de maracatus do estado. A primeira foi composta pelos grupos que passaram por episódios de violência física e simbólica junto com os povos de terreiro no início do século passado, no episódio conhecido como Quebra de Xangô (1912); enquanto a segunda geração corresponde aos grupos existentes entre os anos de 1950-1960, de acordo com os registros do historiador Théo Brandão. Em seus 18 anos de existência, o Baque tem trabalhado em favor da cultura popular do estado e destacado a importância e participação da cultura negra para a formação de uma identidade alagoana.

“Nessa primeira comemoração do Dia Nacional do Maracatu, queremos convidar o público em geral não apenas para seguir o cortejo na noite de sexta-feira pelo bairro histórico do Jaraguá, mas também para se aproximar dos grupos de maracatu e outras manifestações culturais existentes em nosso estado, conhecer nossos trabalhos e contribuir com nossa luta. Esse cortejo coletivo é a demonstração do quão nossa cultura afroalagoana está viva e merece ser reverenciada”, convida Hélton Santos, coordenador do Baque Alagoano.

O convite também se estende ao Festival da Cultura Popular que o Baque organiza todo mês de agosto na Praça Marcílio Dias, no Jaraguá – sua “casa”, onde ensaia todo sábado à tarde. Este ano, o festival será no dia 23 de agosto e vai contar com atrações diversificadas e fará uma justa homenagem à Mestra Joana Maria da Conceição, conhecida como Joana Gajuru, mestra de guerreiro do nosso estado.

Dia Nacional do Maracatu
O dia 1º de agosto foi oficializado como Dia Nacional do Maracatu por meio da Lei nº 15.018/2024, sancionada em dezembro passado para estender a data já celebrada em Pernambuco a todo o país. Desde 1997, nosso estado vizinho abre agosto com a homenagem ao nascimento do mestre Luís de França, que por 40 anos comandou o Maracatu Leão Coroado – grupo fundado em Olinda a 8 de dezembro 1863, sendo o mais antigo maracatu em atividade ininterrupta no Brasil.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o maracatu tem suas origens no período colonial, entre os séculos XVII e XVIII, como uma reinterpretação das coroações de reis e rainhas do Congo, adaptada pelos africanos escravizados.

Ao longo do tempo, a manifestação incorporou elementos de culturas ameríndias e europeias, refletindo a miscigenação característica da formação cultural do Brasil. Seus primeiros registros datam de 1711, com maior presença nas cidades de Recife, Olinda e outras localidades da antiga capitania de Pernambuco, da qual o atual estado de Alagoas fez parte até 1817.

Nesta sexta, a partir das 21h
Para marcar a primeira celebração do Dia Nacional do Maracatu em Alagoas, o Baque une-se aos grupos percussivos da capital e do interior e à única nação de maracatu do estado para uma batucada coletiva seguida de cortejo pela Rua Sá e Albuquerque. A concentração está marcada para 21h na Praça Dois Leões, em frente ao Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA). Cada grupo irá apresentar um pouco de seu sotaque e loas antes da reunião para saída em conjunto pelo Jaraguá.

Essa grande celebração foi idealizada e está sendo promovida pelo Tambores do Jaraguá, um movimento independente de batuqueiros de diferentes grupos e entusiastas da cultura popular que, desde 2019, encontram-se na primeira sexta-feira de cada mês para ocupar as ruas do Jaraguá com arte, cultura e a musicalidade afro-brasileira.

Estão confirmados no evento: Maracatu Baque Alagoano, Coletivo Afrocaeté, Maracatod@s, Baque Mulher Maceió, Maracatu Yá Dandara, Baque Novaurora, Nação Acorte de Alagoas e Cambinda Nova de Alagoas. Também marcarão presença o grupo Rock Maracatu e o Coletivo Sankofa.

Serviço:
O que: Celebração do Dia Nacional do Maracatu
Quando: Sexta-feira, 01 de agosto de 2025
Onde: Concentração na Praça Dois Leões e cortejo pela Rua Sá e Albuquerque, ambos no Jaraguá
Organização: Tambores do Jaraguá (@tamboresdojaragua)
Grupos envolvidos: Maracatu Baque Alagoano (@maracatubaquealagoano), Coletivo Afrocaeté (@coletivoafrocaete), Maracatod@s (@coletivo_maracatodos), Baque Mulher Maceió (@baquemulhermaceio), Maracatu Yá Dandara (@maracatuyadandara), Baque Novaurora (@baquenovaurora), Nação Acorte de Alagoas e Cambinda Nova de Alagoas (@cambindanovadealagoas)

Leia também