Uma estrela-do-mar com um formato curioso, que lembra um bumbum humano, virou o centro das atenções durante uma expedição científica no fundo do mar da Argentina.
O flagrante aconteceu a 1.200 metros de profundidade, durante uma transmissão ao vivo feita por cientistas a bordo de um navio de pesquisa que explora o cânion submarino de Mar del Plata, no Atlântico Sul.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
Assim que o animal apareceu na tela, a reação foi imediata: “É o Patrick!”, disse um dos pesquisadores, em referência ao personagem da série “Bob Esponja”.
Com braços curtos, textura rugosa e uma coloração alaranjada intensa, a estrela-do-mar chamou atenção não só pela aparência inusitada, mas também por surgir em meio a um ecossistema ainda pouco estudado.
A missão faz parte de uma campanha científica liderada por pesquisadores do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), o principal organismo dedicado à promoção da ciência e da tecnologia na Argentina, e tem apoio do Schmidt Ocean Institute.
Ao todo, o projeto reúne mais de 30 cientistas de diferentes instituições do país.
A bordo do navio Falkor (too), o grupo estuda a biodiversidade marinha em grandes profundidades, identifica espécies raras e analisa os efeitos das mudanças climáticas em regiões vulneráveis do Atlântico Sul.
“O fundo do mar ainda é um território cheio de mistérios. A cada mergulho, a gente vê algo novo — e muitas vezes surpreendente”, disse Daniel Lauretta, chefe científico da missão.