Alagoas

Hytalo Santos: veja próximos passos após prisão de influenciador

O influenciador digital Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, conhecido como MC Euro, foram presos na manhã desta sexta-feira (15). Os dois foram levados, já no período da tarde, para o centro de detenção provisória de Carapicuíba, cidade onde ambos foram detidos pela polícia.

Hytalo é investigado pelo Ministério Público da Paraíba e Ministério Público do Trabalho por exploração sexual infantil e tráfico humano a partir de conteúdos produzidos nas redes sociais. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Comarca de Bayeux.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE ALAGOAS, DO BRASIL E DO MUNDO

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

O caso ganhou repercussão nacional após denúncias do youtuber Felca sobre episódios de adultização de crianças e adolescentes. Hytalo foi banido da rede social Instagram; o marido também teve a conta desativada após tentar defender Hytalo.

IML, AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA E TRANSFERÊNCIA

Os dois passaram por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal e, neste sábado, terão audiência de custódia em Carapicuíba.

O casal deve ser transferido para João Pessoa, na Paraíba. “Hoje (sexta-feira), eles pernoitam na cadeia de trânsito aqui. Depois seguem para Carapicuíba”, afirma o delegado Fernando Davi, titular da 3ª Delegacia de Investigações sobre Estelionato e Crimes contra a Fé Pública (DIG).

A defesa alega inocência. “Hytalo Santos sempre se colocou à disposição das autoridades. Eles são inocentes. Eu não queria usar a palavra perseguição, mas são pessoas que estão sofrendo bastante. As acusações são procedem”, disse o advogado Fernando Cassimiro.

Uma pequena aglomeração – cerca de 25 pessoas – em frente à delegacia, formada por crianças e adolescentes, solicitava a soltura do influenciador. Segundo a polícia, mais oito pessoas estavam na residência em Carapicuíba, todas maiores de idade. A defesa afirma serem familiares de Hytalo.

Ainda segundo os investigadores, o casal chegou a São Paulo nesta quinta-feira e possivelmente estavam planejando uma fuga. Os advogados afirmam que eles já estavam na cidade para trabalhar e descansar. O casal não resistiu à prisão. “Chegamos mais ou menos às oito da manhã. A gente não precisou arrombar a porta. Eles cooperaram e estavam dormindo na hora da abordagem”, disse Fernando Davi.

Para realizar a prisão, o serviço de inteligência da polícia monitorou o veículo usado pelo casal – um Land Rover – que ficou estacionado na frente da mansão em Carapicuíba. “Eles sabiam estarem sendo investigados. Eles não iam trazer menores e dar a cara para bater. Eles estavam quase em fuga”, afirmou o delegado Ronaldo Tossunian. Oito celulares foram apreendidos – quatro com Hytalo e outros quatro com Israel. Os aparelhos serão periciados.

A defesa de Hytalo Santos nega veementemente as acusações, afirmando que ele “sempre agiu dentro da lei” e que todo o conteúdo com menores foi gravado com “autorização legal e acompanhamento dos responsáveis”.

Em nota, a defesa de Hytalo Santos diz que não teve acesso ao conteúdo da decisão que ordenou a prisão e que vai pedir a liberdade do influencer

NOTA DE DEFESA DE HYTALO SANTOS

A defesa de HYTALO SANTOS informa que recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a notícia da expedição de ordem de prisão contra seu cliente.

Até o momento, não tivemos acesso ao conteúdo da decisão que determinou a medida extrema, o que impossibilita uma manifestação mais detalhada. Assim que tivermos ciência dos fundamentos, adotaremos todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos de HYTALO, inclusive com o ingresso de Habeas Corpus, se for necessário.

Reafirmamos a inocência de HYTALO SANTOS, que sempre se colocou à disposição das autoridades. A defesa permanece acompanhando o caso de forma atenta e responsável, confiando no devido processo legal e na sensatez do Poder Judiciário.

Leia também