Internacional

Pelo menos 29 feridos após sismo de magnitude 6,0 na Indonésia

Pelo menos 29 pessoas ficaram feridas depois de a ilha de Sulawesi (Celebes, em português), na Indonésia, ter sido atingida por um sismo de magnitude 6,0 na escala de Ritcher, na manhã deste domingo.

 

De acordo com a Reuters, que cita um comunicado da Agência Nacional de Mitigação de Desastres (BNBP, sigla), o terramoto atingiu o centro da ilha e teve uma profundidade de 10 quilómetros.

As autoridades dão conta de que dos 29 feridos, dois deles estão em estado crítico e revelam que, para já, não há registo de mortos.

Nos vídeos partilhados nas redes sociais, é possível ver, por exemplo, um grupo de mulheres que cantavam numa missa dentro de uma igreja. Quando o terramoto foi sentido, pararam de cantar e as pessoas começaram as gritos e a correr para fora do edifício. 

De notar que este sismo ocorre cerca de um mês depois de um outro de magnitude 8.8 ter atingido a costa leste da Rússia e ter enviado ondas de tsunami em direção ao Japão, Havaí e costa oeste dos Estados Unidos.

Foi um dos sismos mais fortes já registados e desencadeou vários alertas, nomeadamente na China, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e até no Peru, Chile e México.

Recorde-se que a Indonésia fica situada no chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma zona que é considerada sísmica e onde, em janeiro de 2021, um sismo de magnitude de 6,2 abalou a ilha de Sulawesi e morreram mais de 100 de pessoas.

Veja o vídeo acima.

Sismo de magnitude 6,3 atinge leste da Indonésia 

Há cerca de cinco dias, a Papua – uma província do leste da Indonésia – foi também atingida por um sismo de magnitude 6,3.

Sismo de magnitude 6,3 atinge leste da Indonésia sem alerta de ‘tsunami’

Um sismo forte de magnitude 6,3 atingiu hoje a Papua, uma província do leste da Indonésia, anunciou o Serviço Geofísico dos Estados Unidos (USGS), que excluiu o risco de ‘tsunami’.

Lusa | 11:01 – 12/08/2025

Leia Também: Sismo com magnitude 3,0 sentido na ilha de São Jorge

Leia também