Internacional

Israel anuncia bombardeamento de “instalação energética” no Iémen

No Iémen, uma fonte da Defesa Civil, citada pela televisão Huthi Al-Massira, relatou “uma agressão” contra uma central elétrica em Sanaa, a capital controlada pelos rebeldes.

 

“Tsahal (exército israelita) realizou um ataque a cerca de 2.000 quilómetros de Israel, no coração do Iémen, visando uma infraestrutura energética utilizada pelo regime terrorista Huthi”, indicou o exército israelita em comunicado.

“Estes ataques foram realizados em resposta às repetidas ofensivas” conduzidas pelos Huthis “contra o Estado de Israel e os seus cidadãos, incluindo o lançamento de mísseis terra-terra e de drones”, acrescentou.

Segundo a mesma fonte, os rebeldes Huthis “atuam sob a direção e o financiamento do regime iraniano, com o objetivo de prejudicar o Estado de Israel e os seus aliados”, e “levam a cabo atividades terroristas contra o transporte marítimo mundial e as rotas comerciais”.

O exército afirmou ainda estar “determinado a eliminar qualquer ameaça contra Israel, onde quer que seja necessário”.

Apoiados pelo Irão, inimigo jurado de Israel, os Huthis lançam regularmente ataques com mísseis e drones contra Israel, afirmando agir em solidariedade com os palestinianos de Gaza.

O território palestiniano está devastado por uma guerra desencadeada por um ataque do movimento islamita Hamas contra Israel, em 7 de outubro de 2023. A ofensiva de represálias israelita causou dezenas de milhares de mortos em Gaza e provocou uma catástrofe humanitária.

Israel já realizou vários ataques de retaliação no Iémen, atingindo zonas sob controlo dos Huthis, incluindo portos no oeste do país e o aeroporto de Sanaa.

Leia Também: Míssil disparado pelas forças houthis do Iémen neutralizado por Israel

Leia também