A Polícia Federal (PF/AL) deflagrou, em Maceió, nesta terça-feira, 26, a operação Poison Steam, com o objetivo de investigar a comercialização de cigarros eletrônicos e acessórios pela internet.
Policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na Capital alagoana resultando na apreensão de materiais ilegais e na prisão em flagrante de um investigado. O bairro onde a ação aconteceu não foi informado, nem a quantidade exata dos itens apreendidos.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
Segundo a PF/AL, a investigação teve início em março de 2024, quando foi feito levantamento de informações sobre a venda desses produtos por meio de perfis em redes sociais.
Com a operação de hoje, a PF pretende identificar a origem do contrabando, bem como eventual participação de outras pessoas.
O crime de contrabando, em caso de condenação, pode chegar a 5 anos de reclusão. O suspeito preso foi encaminhado à superintendência da PF.
O delegado Davi Rios, responsável pela ação, passou mais informações das atividades executadas:
Cigarros eletrônicos
Os cigarros eletrônicos, também conhecidos como vapes ou pods, são dispositivos proibidos no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e representam riscos comprovados à saúde pública.