Alagoas

Peixes-boi são encontrados mortos em Porto de Pedras; órgãos ambientais e prefeitura acompanham o caso

Dois peixes-boi marinhos foram encontrados mortos nesta semana no município de Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou que está acompanhando de perto o caso, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Biota de Conservação.

Segundo a gestão municipal, os animais, batizados de Netuno e Paty, vieram a óbito no recinto de aclimatação da base avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) e já vinham sendo monitorados após apresentarem sinais de adoecimento. Equipes técnicas das três instituições atuaram no acompanhamento e cuidados dos peixes-boi antes dos óbitos serem confirmados.

As causas das mortes ainda não foram determinadas. Os corpos dos animais passaram por necropsia e os resultados dos exames laboratoriais devem indicar o que levou ao falecimento. A investigação segue protocolos científicos para garantir precisão e transparência.

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

Por haver suspeita de possível contaminação ambiental, como poluição química da água, o ICMBio decidiu desativar temporariamente o recinto de Porto de Pedras como medida de precaução. O órgão também confimrou que já estão em curso investigações minuciosas para esclarecer os fatos e se comprometeru a divulgar informações à medida que os resultados das análises forem concluídos com apoio da APA Costa dos Corais/ICMBio, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste/ICMBio, IBAMA e outros órgãos estaduais e federais.

Um terceiro animal, chamado Assú, apresentou um quadro clínico grave e, seguindo  todos os protocolos emergenciais e, para oferecer as melhores chances de recuperação, transferiu o animal para a base avançada do CMA/ICMBio em Itamaracá, Pernambuco, onde está recebendo cuidados intensivos.

Apesar do ocorrido, a Prefeitura destacou que os passeios turísticos de visitação aos peixes-boi no rio Tatuamunha continuam normalmente. A atividade, considerada um modelo de turismo sustentável, segue respeitando os cuidados com o meio ambiente e representa uma importante fonte de renda para a comunidade local.

A administração municipal reforçou seu compromisso com a proteção da fauna marinha e informou que adotará todas as medidas necessárias assim que os laudos forem concluídos. Os peixes-boi são considerados patrimônio natural e cultural de Porto de Pedras e têm papel central na identidade ambiental e turística da região

Veja o vídeo gravado pela ecretária do Meio Ambiente de Porto de Pedras, Flávia Rêgo:

Leia também