Internacional

“A UE permanece firme, unida e pronta para proteger os nossos interesses”

Estas declarações surgem após o anúncio do Presidente dos EUA, Donald Trump, de que iria impor tarifas de 30% sobre produtos europeus a partir de 01 de agosto.

 

“A UE permanece firme, unida e pronta para proteger os nossos interesses, apoiando plenamente os esforços da presidente (da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen) e da Comissão para chegar a um acordo justo com os EUA”, disse Costa, numa mensagem nas redes sociais.

Costa acrescentou que as tarifas “alimentam a inflação, criam incerteza e prejudicam o crescimento económico” e que a UE vai continuar a “construir parcerias comerciais sólidas em todo o mundo”.

Trump anunciou hoje que vai impor tarifas de 30% sobre produtos da UE a partir de 01 de agosto, numa carta a Von der Leyen, publicada na sua rede social, Truth Social, e datada de sexta-feira, 11 de julho.

Trump anuncia taxas de 30% contra União Europeia a partir de agosto

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje a imposição de tarifas de 30% sobre todos os produtos da União Europeia (UE) e do México, a partir de 1 de agosto.

Lusa | 14:08 – 12/07/2025

Von der Leyen respondeu que se mantém disposta a continuar as negociações com os EUA para chegar a um acordo antes de 01 de agosto, mas não descarta contramedidas “proporcionais” para “salvaguardar” os interesses europeus.

Tarifas? UE disposta a negociar com EUA, mas não descarta

Tarifas? UE disposta a negociar com EUA, mas não descarta “contramedidas”

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou hoje que Bruxelas continua disposta a negociar com os EUA para chegar a um acordo antes de 01 de agosto, após Donald Trump anunciar tarifas de 30%.

Lusa | 15:21 – 12/07/2025

Leia Também: Tarifas? UE disposta a negociar com EUA, mas não descarta “contramedidas”

Leia também