Agro

Acordo com BNDES permitirá à Conab expandir capacidade operacional sem novos aportes

Foto: Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram, nesta quarta-feira (12), um acordo para a desmobilização de imóveis não utilizados pela estatal, com o objetivo de ampliar a capacidade de armazenamento de grãos no país.

A iniciativa permitirá um incremento de 33% na capacidade operacional da Conab, elevando a capacidade de estocagem de 900 mil para 1,2 milhão de toneladas.

O acordo prevê a venda de nove imóveis, incluindo oito armazéns desativados e um pavimento comercial, que atualmente geram custos de manutenção sem atender às necessidades logísticas da companhia, segundo a Conab. Os bens estão avaliados em aproximadamente R$ 175 milhões.

Os recursos obtidos com a negociação serão reinvestidos na modernização das estruturas de armazenamento da Conab em Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e no Distrito Federal.

Melhoria operacional e redução de custos

O presidente da Conab, Edegar Pretto, destacou que a parceria oferece uma solução mais rápida e financeiramente segura para fortalecer a infraestrutura da estatal.

“Temos a necessidade de ampliar nossa capacidade operacional e encontramos uma alternativa que valoriza os ativos da companhia. A ampliação da capacidade de armazenamento garantirá melhores condições para a gestão dos estoques reguladores e para o suporte ao setor agropecuário”, afirmou.

A modelagem de negócios será conduzida pelo BNDES, que buscará viabilizar parcerias público-privadas para a desmobilização dos ativos.

“É um projeto de valorização de ativos e aumento de investimentos da Conab”, ressaltou o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do banco, Nelson Barbosa.

O contrato entre as instituições terá validade de 36 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses. Além da ampliação da capacidade de armazenamento, o acordo visa reduzir custos operacionais, otimizar a logística da estatal e garantir a continuidade das ações públicas desempenhadas pela Conab.

Durante a cerimônia de assinatura, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, disse que a parceria representa um avanço na estruturação financeira da Conab sem necessidade de recursos orçamentários.

“Estamos promovendo um fortalecimento da Conab por meio de um modelo que equaciona as finanças da estatal e permite a expansão dos serviços prestados ao setor agrícola”, destacou.

Além do presidente da Conab e do ministro do MDA, participaram do evento diretores da estatal, executivos do BNDES e representantes da Embrapa. O plano de modernização dos armazéns integra uma estratégia mais ampla de aprimoramento da logística de armazenamento no país, garantindo maior eficiência na regulação dos estoques e no suporte ao escoamento da produção agropecuária.

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também