Em audiência no Senado nesta terça-feira (27), o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, ressaltou que o governo entende a necessidade de prorrogar as dívidas de produtores rurais do Rio Grande do Sul.
Segundo ele, o voto da resolução – que precisa passar por aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN) – já está pronto e a expectativa é que o aval ocorra ainda nesta semana, no mais tardar na sexta-feira (30). Fávaro ressaltou, inclusive, que o processo contemplará débitos já vencidos.
De acordo com Fávaro, a estimativa do governo é que sejam necessários R$ 136 milhões do orçamento de 2025 para que o adiamento das dívidas seja contemplado.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Ainda assim, o ministro reconheceu que não há definição a respeito de quais programas a verba será remanejada. Para isso, afirmou manter conversas com Fernando Haddad, da Fazenda, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.
Para o chefe da Agricultura, é pertinente que parte do dinheiro para a absorção das dívidas seja proveniente do Fundo Clima. “A crise no Rio Grande do Sul é basicamente gerada por mudança climática, então por que não recurso do Fundo Clima para que possa fazer a recuperação das áreas com caucário, com fosfato, com matéria orgânica, com irrigação.”
O post Adiamento de dívidas de produtores gaúchos será aprovada até sexta, diz Fávaro apareceu primeiro em Canal Rural.