Plantar, colher e viver do que a terra dá. Essa é a rotina de muitos brasileiros que sustentam suas famílias e abastecem mesas em todo o país. Nesta segunda-feira (28), é celebrado o Dia do Agricultor, uma data que homenageia esses profissionais essenciais para a economia, alimentação e o desenvolvimento do Brasil.
Um desses exemplos é Raimundo Ferreira. Há três anos, ele deixou o Sul do Tocantins para viver no Oeste da Bahia exclusivamente da agricultura.
Criado na roça, vivia da pecuária e agora dedica os dias à lida com a terra, numa propriedade às margens do Rio Branco, em Riachão das Neves (BA).
“Eu trabalhava mais pros outros do que pra gente. A gente trabalhava como funcionário, era só pra ter o sustento”, relembra Raimundo.
Agora, vivendo de forma simples e próximo à natureza, Raimundo não apenas garante o sustento da própria família.
O que ele produz é direcionado à alimentação escolar da região, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Somente na primeira quinzena de julho, ele e a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Rio Branco entregaram mais de 1.500 pés de alface para escolas de municípios vizinhos.
A produção na propriedade é diversificada e inclui peixe, abelhas, hortaliças, feijão, milho, mandioca e batata.
“O que der aqui, a gente está produzindo. A terra é generosa, e a gente faz de tudo um pouco”, conta o agricultor.
Bahia é destaque no número de trabalhadores rurais
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o segundo estado do Brasil com maior número de pessoas ocupadas na agricultura.
São 910 mil trabalhadores acima de 14 anos atuando no setor. Minas Gerais lidera o ranking nacional, com mais de 1 milhão de pessoas empregadas no campo.
Os dados mais recentes do IBGE, de 2024, englobam também trabalhadores da pecuária, pesca, aquicultura e produção florestal.
Em todo o país, 7.888 milhões de pessoas vivem da agricultura e atividades relacionadas.
“Trabalhar na roça, pra mim, é uma grande satisfação. É um legado que nossos pais deixaram pra gente, e que a gente está dando continuidade. Aqui o serviço nunca para”, resume Raimundo
Amor pela agricultura
De Gramado, no Rio Grande do Sul, a produtora rural, Cássia Augsten, herdou a produção de morangos dos pais que já dura 40 anos.
A repórter, Eliza Maliszewski, conheceu plantação familiar que possui 12 estufas e 25 mil plantas. Augsten contou que faz o que ama e que a profissão que desempenha é um desejo de infância que foi realizado.
“Eu trabalho com que amo, sou apaixonada pela agricultura. Tem uma frase que utilizo muito é que “a vida é boa”. Não tem um dia sequer em que eu não acorde e vá feliz trabalhar, eu acho que isso é a coisa principal na vida da gente, a gente fazer o que gosta, e é isso, a vida é boa!”, finaliza Cássia.
Neste Dia do Agricultor, histórias como a do Raimundo e Cássia são símbolos da força e da importância de quem cultiva alimentos e promove crescimento econômico do país.
Você também pode participar deixando uma sugestão de pauta. Siga o Canal Rural Bahia no Instagram e nos envie uma mensagem.
O post Agricultores sustentam famílias no campo e alimentam o país apareceu primeiro em Canal Rural.