“Posso confirmar que o Governo decidiu de forma favorável sobre um pedido preliminar apresentado pela indústria”, declarou o porta-voz do executivo, Stefan Kornelius, numa conferência de imprensa, em Berlim.
Segundo Kornelius, o Governo turco foi informado da decisão através de uma comunicação do Ministério da Defesa alemão.
De acordo com informações divulgadas pelo semanário Der Spiegel, o acordo prevê a aquisição de 40 aviões de combate do tipo Eurofighter Typhoon, que serão produzidos com componentes alemães pelo fabricante britânico BAE Systems.
Os Eurofighter são construídos por um consórcio que integra o Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha, todos com poder de veto sobre fornecimentos a países terceiros.
Hoje, em Istambul, a Turquia e o Reino Unido assinaram um memorando de entendimento que abre caminho à aquisição turca de até 40 caças, informou o Ministério da Defesa de Ancara, num comunicado.
O documento, assinado pelo ministro da Defesa britânico, John Healy, e pelo homólogo turco, Yasar Güler, durante a Feira Internacional da Indústria de Defesa, que decorre em Istambul, representa “mais um passo em direção a um acordo completo” de compra e venda pretendido por Ancara.
As negociações estavam bloqueadas devido à relutância da Alemanha em aprovar uma licença de exportação dos caças para a Turquia.
Berlim tinha restringido significativamente as exportações de armamento e material militar para Ancara devido ao rumo autoritário do Governo do Presidente Recep Tayyip Erdogan e às suas intervenções militares na Síria, mas em 2024 alterou a sua política e voltou a autorizar vendas.
Leia Também: Alemanha avisa que limitar agências anticorrupção afeta candidatura à UE