Alagoas

Arte drag em Maceió: ‘Lip Sync Battle’ encerra circuito com noite de talentos

A arte drag alagoana ganha destaque na próxima sexta-feira (1º), às 20h, com a realização da Lip Sync Battle no Theatro Homerinho, em Maceió. O evento marca o ponto alto e o encerramento das atividades do “Dragmania”, um circuito inovador de oficinas que capacitou artistas drag em diversas áreas, desde bate cabelo e maquiagem drag até produção cultural e musical. A entrada para o evento é gratuita.

A segunda edição da Lip Sync Battle (“Batalha de sincronização labial” ou dublagem com performance) é um projeto realizado pela Shantay Produções, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Além da aguardada batalha de dublagem, a noite será dedicada a homenagear drag queens que, com seu trabalho e dedicação, contribuem significativamente para o fortalecimento da arte drag em Alagoas. Serão prestigiadas: Maju Shanii, Foxes, Alejandra Moican, Lavinia Burtner, Gina Kynnors e Emilly Laysser.

O público também poderá desfrutar de performances eletrizantes de artistas renomadas como Gigis Banks, Skarllet Fuck’sia, Leviathan, Rebeca Big Mac, Dagmar Muzi e a convidada especial Allura Nox, que vem de Recife para abrilhantar a lista de atrações da noite.

As artistas que se inscreveram para a batalha vão se enfrentar para ganhar o prêmio máximo de mil reais (R$ 1.000).

“Independente do resultado, todas elas são verdadeiras vencedoras por toparem participar de um evento tão potente como esse. Não é fácil ser artista, ainda mais sendo LGBTQIAPN+, então só em participar elas já demonstram um grande ato de coragem”, disse o artista e criador do evento, Giseldo Carlos, que também dá vida à persona Gigis Banks.

Inspiração para o projeto

Giseldo Carlos, drag queen, dançarino e DJ, é a mente por trás do Dragmania. Segundo ele, desde que começou a trabalhar como drag em Maceió, sentiu uma escassez de espaços e de oportunidades.

“Foi aí que comecei a produzir meus próprios eventos na Escola Técnica de Artes (ETA-Ufal) para começar a aparecer e conseguir ir criando um portfólio. Basicamente, a produção cultural já estava comigo antes mesmo que eu percebesse”, conta o artista.

Na primeira edição da Lip Sync Battle, realizada em 2024, Gigis Banks cobriu todos os gastos com seu próprio salário e ofereceu às artistas um prêmio de R$150.

“Eu tinha ânsia em fomentar, movimentar a cena e dar oportunidade para drags que, assim como eu, estavam dando seus primeiros passos na cena noturna”, explica.

Mesmo com apenas quatro inscrições, o evento lotou o quintal do Barzarte.

A oportunidade de inscrever o projeto em um edital transformou a visão de Gigis, que teve o intuito de contribuir e dar suporte às meninas que pensam em ser drags.

“Daí surgiu a ideia de criar esse núcleo chamado Dragmania e submeter ele ao edital. Uma coisa maravilhosa e que me faz perceber que o propósito do edital deu certo, foi ver que nessa edição teremos 11 drag queens participando, e dessas 11, 7 estão se montando pela primeira vez. Todas elas estão muito felizes e ansiosas por estarem nesse espaço concorrendo ao prêmio”, concluiu.

SERVIÇO

“Lip Sync Battle e encerramento do circuito Dragmania”

Data: 1º de agosto (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro Homerinho – Jaraguá, Maceió
Ingressos: entrada gratuita

Mais informações: (82) 99982-9628 | @shantayproducoes ou @gigisbanks (Instagram)

Leia também