Um avião monomotor carregado com mais de 430 quilos de cocaína caiu no sudeste do Pará. Segundo a Polícia Federal, duas pessoas estavam na aeronave e fugiram a pé pela mata armados. Ninguém foi preso e a carga deve ser incinerada.
Um inquérito foi aberto nesta sexta-feira (29) para investigar a origem da droga e envolvidos em tráfico. Um teste preliminar feito pela Polícia Federal em Redenção indicou que a droga era pasta base de cocaína e que a aeronave tem matrícula com origem boliviana.
“O avião caiu em uma fazenda, após tentativa de pouso forçado. De acordo com testemunhas, os dois tripulantes, armados, fugiram após a queda”, informou a PF.
Imagens mostram o avião após a queda, parcialmente danificado. A PF também divulgou um vídeo mostrando a quantidade de drogas e o teste realizado.
Equipes policiais apreenderam cerca de 434,945 kg de pasta base de cocaína, acondicionados em 430 tabletes.
A queda foi na região do Baixo Araguaia, no Pará, na quinta-feira (28) e é considerada a maior apreensão de drogas da região, segundo a Policia Militar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/j/ySSLtjQCmPQvAzq2OWeg/geral-g1-8-.png)
Autoridades receberam informações sobre o incidente em uma fazenda no município de São Félix do Xingu, sudoeste do Pará. Ao chegarem ao local, por volta das 21h, as equipes encontraram a carga ilícita.
Além da droga, foram apreendidos um aparelho GPS, adesivos com numeração de aeronave diferente e um galão de combustível para abastecimento clandestino. Funcionários da fazenda relataram que dois homens, que falavam parcialmente português, fugiram da aeronave para a mata e ainda não foram localizados.
De acordo com os policiais, há indícios de que a quantidade inicial da carga era maior. Imagens registradas pelos funcionários sugerem que cerca de 70 tabletes podem ter sido subtraídos antes da chegada dos agentes. A droga apreendida foi avaliada em mais de R$ 200 milhões.
Diante do risco de resgate da carga, os militares recolheram o material imediatamente. A apreensão foi apresentada à Polícia Federal (PF) em Redenção, no sul do estado. A ação contou com apoio reforçado para garantir a segurança no transporte da droga.