Agro

Canadá e EUA podem não chegar a um acordo até 1º de agosto, diz primeiro-ministro

Foto: Imagem produzida com IA

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou que as negociações bilaterais com os Estados Unidos para resolver a disputa tarifária podem não resultar em um acordo antes do prazo de 1º de agosto.

Autoridades do país estão em Washington buscando um acordo que seja adequado para o Canadá, mas Carney reconheceu que é possível que as conversas não sejam concluídas até a data limite. Essa indefinição reflete as dificuldades das negociações entre os dois vizinhos da América do Norte, que juntos movimentaram quase US$ 800 bilhões em comércio bilateral no ano passado.

O presidente Donald Trump declarou que o prazo de 1º de agosto não será prorrogado, apesar de Carney ter afirmado dias antes acreditar que havia uma “zona de aterrissagem” propícia para um acordo.

Os Estados Unidos já fecharam acordos tarifários com Japão e União Europeia, aplicando uma tarifa de 15% sobre a maioria dos produtos importados desses parceiros, ao mesmo tempo que mantêm tarifas de 50% sobre aço e alumínio. O Canadá é atualmente a única economia do G7 que ainda não possui um acordo tarifário com os EUA, aumentando a pressão sobre as negociações.

Carney destacou que as negociações são complexas e que os representantes canadenses estão empenhados em garantir o melhor acordo possível para a economia do país, mas que ainda não chegaram a um consenso. Ele também mencionou que, caso não haja um acordo antes do prazo final, existem outras áreas para cooperação entre Washington e Ottawa, como esforços para fortalecer a segurança continental, que são parte do atual processo negociador.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

A incerteza sobre o futuro do comércio bilateral tem exercido impacto negativo na economia
canadense. Segundo o Banco do Canadá, se o cenário atual de tarifas continuar, o crescimento econômico do país deve permanecer fraco até 2026 e início de 2027, afetando investimentos e a confiança empresarial. Esse ambiente de instabilidade dificulta o planejamento econômico e pode frear o dinamismo do setor produtivo canadense.

O post Canadá e EUA podem não chegar a um acordo até 1º de agosto, diz primeiro-ministro apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também