Embora na maioria das vezes as viagens são partilhadas com familiares ou amigos, há cada vez mais pessoas que decidem viajar sozinhas. As viagens “solo” estão entre as tendências mais populares dos últimos anos. Mas o que há de tão atraente em sair de férias sozinho? Pode ser vários motivos, mas o denominador comum para viajantes individuais é que eles realmente amam ver o mundo através de suas próprias lentes.
Claro, ter companhia é ótimo. Mas então você terá que alinhar seus cronogramas com interesses e orçamentos comuns para acompanhar uns aos outros. Viajar sem companhia pode acrescentar uma nova dimensão às suas aventuras, dando-lhe um ponto extra de liberdade e tornando a experiência diferente de tudo eu você já viveu. Então, aproveite para conhecer outros lugares, outras culturas e outras pessoas – viaje sozinho e aproveite momentos únicos de diversão, flexibilidade e autodescoberta.
Aqui estão cinco vantagens de uma viagem solo:
É a maneira mais livre de viajar
Viajar sozinho permite que você tome todas as decisões com base nas suas necessidades e interesses. Decida o destino, os roteiros e excursões que fará ao longo do caminho, escolha o alojamento, os meios de transporte, onde comer, ajuste os orçamentos de viagem… Viajar sem companhia é ideal para aproveitar ao máximo a experiência de viagem e as possibilidades de cada destino.
Uma viagem solo é ideal para fazer novos amigos
Você não precisa sentir-se sozinho durante a viagem, muito menos isolar-se. Viajar sozinho é a melhor forma de conhecer pessoas diferentes no destino escolhido, pois permite iniciar conversas casuais com outros viajantes ou ainda conhecer moradores locais. É preciso apenas manter a mente aberta e dar uma chance às interações casuais com as pessoas ao redor.
Viajar sozinho potencializa o autoconhecimento
Quando você está sozinho deve cuidar de todos os aspectos da viagem individualmente: planejamento prévio, tomada de decisões específicas, resolução de imprevistos. Mas além disso, viajar sem companhia facilita o surgimento de momentos de reflexão. Desta forma, a experiência de uma viagem solo pode ser muito mais profunda e transformadora. Não se trata apenas mudar de lugar físico, mas também de fazer uma pequena viagem interior.
Você pode concentrar-se nos detalhes do seu destino
A solidão facilita a reflexão interna, mas também oferece a pausa necessária para olhar ao redor com outros olhos. Sentar-se em um café ou em um parque para observar o que está à sua volta, como os moradores locais conduzem o seu quotidiano, qual o ritmo de vida nestes lugares, pode fazer você conhecer o destino de uma forma muito mais profunda. Isto fará da sua viagem uma experiência verdadeiramente pessoal: você não visitará um destino, mas sim “viverá” um lugar.
Viajar sozinho significa dizer sim à aventura
Geralmente você não vai fazer uma expedição solo pela selva amazônica, mas qualquer viagem solo tem um componente maior de aventura ou desafio do que uma viagem com acompanhante, seja qual for o destino. E nestas situações a incerteza torna-se maior, pois você não terá ninguém ao seu lado para oferecer respostas ou resolver determinado contratempo. Como você responderá a uma determinada circunstância? Viajar sozinho permitirá saber, dentro de uma situação de controle, quais são os seus limites.
Algumas dicas úteis para viajar sozinho
Quando você decide fazer uma viagem solo, deve estar ciente de que todo o peso do planejamento e organização da viagem recairá também sobre você, por isso é muito útil ter em mente uma série de dicas simples para tornar a experiência o mais tranquila possível. Veja algumas dicas para uma viagem solo:
Planeje bem a viagem
Organize bem a sua viagem e informe-se adequadamente sobre o destino que vai visitar, os locais de alojamento onde vai estar, os pontos de interesse que não pode perder, locais para refeições, etc. Quanto mais você souber sobre o lugar que vai visitar, melhor o aproveitará.
Faça do seu celular o seu melhor amigo
Os smartphones são pequenos computadores pessoais com conexão à Internet. Você deve preparar o seu dispositivo antes da viagem para aproveitá-lo ao máximo quando estiver em viagem. Aplicativos com informações meteorológicas, tradutores e dicionários para usar offline, conversores de moedas, mapas e outros aplicativos de interesse… As utilizações do celular durante a viagem são infinitas.
Frequente locais públicos
Viajar sozinho não significa ficar isolado. Se você quer conhecer pessoas, nada melhor do que visitar locais como cafés, restaurantes, museus ou parques. Mantendo a mente aberta e um sorriso no rosto, as conversas quase sempre acontecerão.
Bagagem leve
Antes de iniciar a viagem você deve decidir qual será a sua bagagem, deixando de lado tudo o que não é essencial. Guarde sempre junto com você os seus pertences mais valiosos, para evitar que se percam e para poder verificá-los com facilidade e rapidez: celular, documentos, cartões, dinheiro… Também pode ser muito útil fazer uma cópia digital de todos esses documentos e armazená-los na nuvem ou enviá-los por e-mail.
Livros e música
Livros e música são sempre uma boa companhia. Quando você viaja sozinho, eles ajudam a preencher o tempo. Uma boa leitura ou alguns minutos de música todos os dias enriquecerão a sua experiência de viagem.
Seguro de viagem, vacinas e exames médicos
Antes de viajar sozinho, é melhor fazermos um check-up de rotina para ver se a saúde também está em ordem. Se visitar locais exóticos, você deve saber se é necessário tomar alguma vacina e, em geral, as recomendações médicas para visitar um lugar específico. Em geral, contratar um bom seguro é sempre interessante para ter um nível de cobertura caso algum tipo de imprevisto ocorra.
Permaneça conectado
Hoje em dia é possível ficar conectado com outra pessoa de praticamente qualquer lugar do mundo através da Internet. Se você viaja sozinho, é muito útil estar sempre em contato com algumas pessoas da sua confiança para informá-las a todo o momento do seu paradeiro ou dos planos de viagem. Se tivermos algum imprevisto, essas pessoas poderão localizá-lo ou entrar em contato com você pelo celular.