Bahia

Confira as matérias mais lidas de 2023 na Bahia e relembre fatos que marcaram o ano

Morte de cantores gospel, situações inusitadas no carnaval e baianos resgatados no sul do país estão entre os assuntos que geraram maior interesse público neste período. Relembre fatos que marcaram o ano na Bahia
Arte g1
Em 2023, o g1 Bahia acumulou mais de 110 milhões de acessos. Os fatos mais relevantes acontecidos no estado ao longo do ano, que se encerra neste domingo (31), estão refletidos nas matérias que lideram o ranking de cliques da página nos últimos 365 dias.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
Confira o levantamento abaixo com os assuntos mais marcantes e que, simultaneamente, geraram maior interesse público.
1 – Empresário morto a tiros dentro de restaurante em Feira de Santana
Empresário foi morto a tiros em Feira de Santana
Redes sociais
O empresário Marcos Edilho Pereira Marinho, de 39 anos, foi morto a tiros em um domingo, dia 12 de março, na cidade de Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador . Ele estava em um restaurante na Avenida Fraga Maia e chegou a postar nas redes sociais uma foto do prato que comia, quando os autores do crime chegaram em um veículo e atiraram diversas vezes contra ele.
Pouco mais de um mês após o ocorrido, um suspeito de envolvimento com o ataque foi preso, na mesma cidade. O empresário fazia parte de um clube de tiros, e carregava uma arma na mochila, quando foi alvejado.
Bastante ativo nas redes sociais, Marcos Edilho tinha 1 milhão de seguidores em uma delas, onde se apresentava como CEO do grupo Star Holding, de consultoria e negócios. Ele também compartilhava momentos de viagens, negócios e de diversão, com animais, com os dois filhos.
2 – Morte do cantor gospel Pedro Henrique em show
Cantor gospel morreu após passar mal enquanto se apresentava em show na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
A segunda matéria mais lida do g1 BA em 2023 também é de um fato ocorrido em Feira de Santana: a morte do cantor gospel gospel Pedro Henrique, de 30 anos. Ele passou mal enquanto fazia um show na noite 13 de dezembro, em um culto de adoração promovido por uma influenciadora digital.
Até o momento, o laudo que atesta a causa do óbito ainda não foi concluído, porém, a família afirma que ele não tinha histórico de doenças. A morte precoce causou comoção nacional e chamou atenção de grandes nomes da música gospel, como as cantoras Fernanda Brum e Bruna Karla.
O artista era casado, deixou uma filha recém-nascida, e foi sepultado em Porto Seguro, no extremo sul, onde iniciou a vida religiosa ao lado da família.
3 – Confusão em avião por causa de assento
Briga aconteceu em voo com destino a São Paulo
Redes sociais
Uma briga entre passageiras de um voo que saía de Salvador com destino a São Paulo viralizou nas redes sociais. A situação ocorreu em março deste ano, antes da decolagem, e envolvidos no caso foram retirados da aeronave, para que a confusão acabasse.
Tudo começou quando uma mulher colocou o filho para sentar na poltrona de outra pessoa, segundo um comissário de bordo da companhia aérea. “Toda essa confusão começou por conta de uma passageira que não teve empatia com outra passageira que tem um filho com deficiência”.
“O menino estava sentado na poltrona dela, na fox [assento da janela]. Eu já estava fazendo o fechamento das portas quando vi as duas se estapeando, na fileira 20. Uma família tinha cinco pessoas, e a outra, 10. As duas famílias começaram a se estapear, se xingar”, afirmou o funcionário da empresa.
4 – Suposta homofobia em hospital no interior
Médico usa peruca e maquiagem para atender paciente em hospital na Bahia
Redes sociais
“O médico veado foi na delegacia prestar queixa e outro veado chegou para atender agora”. Foi com essa frase, em tom irônico, que o médico Carlos Vinícius reagiu ao saber que um colega, o ginecologista Phelipe Balbi Martins, foi vítima de suposta homofobia praticada por uma paciente no Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher, em Feira de Santana.
O caso aconteceu no mês de junho. A paciente teria dito que “odiava ser atendida por homossexual”. Phelipe Martins escutou de dentro do consultório e, abalado, deixou que ela fosse atendida por um colega.Carlos Vinícius, que ficou responsável pelo atendimento, também é gay e decidiu fazer um “protesto”, deixando clara a sua orientação sexual e prestando atendimento de peruca e maquiagem.
O hospital confirmou a situação e manifestou apoio ao profissional vítima de homofobia, assim como fizeram diversos órgãos, a exemplo da Secretaria Justiça e Direitos Humanos da Bahia. A mulher nega as acusações. A defesa dela afirmou que a paciente não recusou o atendimento por médico ser gay, e sim “por ser homem”.
5 – Cantora gospel assassinada a mando do marido
Sara Freitas e o marido Ederlan Mariano
Reprodução/Redes Sociais
Um dos crimes de maior repercussão em todo o país no ano de 2023 ocorreu na Bahia: a morte da cantora gospel Sara Freitas – a família da vítima pediu para que a imprensa não a chame mais de “Sara Mariano”, porque não quer associá-la ao sobrenome do marido, Ederlan Mariano, apontado como mandante do assassinato.
Os quatro suspeitos de envolvimento no caso estão presos e foram indiciados por homicídio, ocultação de cadáver e associação criminosa. A Polícia Civil informou que a delegacia de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), concluiu o inquérito.
O procedimento foi encaminhado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), e os suspeitos foram denunciados à Justiça no dia 19 de dezembro. O MP informou que os quatro suspeitos de envolvimento no crime queriam usar a imagem da artista para lançar a carreira de Victor Gabriel, um deles.
Sara Freitas foi encontrada morta no dia 27 de outubro, às margens da BA-093, em Dias D’Ávila. Antes disso, ela passou 4 dias desaparecida, e o marido chegou a fazer apelos para encontrar a mulher.
6 – Dentista encontrado morto em apartamento
Dentista de 35 anos foi encontrado morto em apartamento de prédio de luxo
Redes sociais
Há pouco mais de um mês, o dentista Lucas Maia de Oliveira, de 36 anos, foi encontrado morto no apartamento onde morava, em um prédio de luxo no Rio Vermelho, em Salvador. Um suspeito de envolvimento com o crime foi preso no dia 18 de dezembro, no bairro do Engenho Velho da Federação.
Patrick Pereira Pinho, de 22 anos, teve mandado de prisão temporária cumprido e segue detido. Em depoimento, ele relatou que mantinha uma relação de amizade com a vítima, mas os dois brigaram por causa de uma dívida por drogas no valor de R$ 100, e isso teria causado o assassinato.
7 – Carlinhos Brown pede respeito no Arrastão da Quarta-feira de Cinzas
Carlinhos Brown no Arrastão do carnaval 2023
Max Haack/Ag Haack
Após não ser colocado para abrir o tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas, Carlinhos Brown usou o microfone para reclamar de não ter começado a programação do evento, considerado a despedida do carnaval de Salvador.
“Eu apanhei tanto para inventar isso aqui. Os próprios prefeitos que botavam a polícia para empurrar a gente. Eu venho com esses meninos todos de favela. Assim não dá para manter as coisas por aqui”, disse, em pleno circuito
Na época, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) informou que a ordem da saída do arrastão foi previamente acordado com todos os produtores dos artistas. O Governo da Bahia também ressaltou que os horários foram definidos com as produções dos cantores antes do evento.
8 – Funcionário de Bell Marques detido durante carnaval
Segurança de Bell Marques foi detido durante o carnaval de Salvador
Reprodução/TV Bahia
Um membro da equipe do cantor Bell Marques foi detido na sexta-feira de carnaval, no bairro da Ondina, no final do percurso do circuito Dodô. O artista parou o show e pediu que os policiais não maltratassem o funcionário.
“Deixa eu falar uma coisa. Ele trabalha para mim, é meu funcionário, um dos melhores que tenho. Não faça isso, não. Vou ligar para o coronel [da PM] agora, não faça isso, não precisa”, disse o cantor, apelando para que os agentes não usassem força com o homem.
Em seguida, Bell disse que não viu o que aconteceu para que o funcionário fosse detido, mas garantiu que confiava nele. Até hoje, não se sabe o que ocorreu. O homem, que não teve nome divulgado, foi liberado horas depois.
9 – Morte do influenciador digital Rodrigo Amendoim
Rodrigo Amendoim tinha 1,5 milhão de seguidores
Redes sociais
O influenciador digital Rodrigo Amendoim foi encontrado morto no apartamento onde morava em Lauro de Freitas, na RMS, em 28 de outubro. De acordo com a análise do Departamento de Polícia Técnica, divulgado no dia 27 de dezembro, baiano tirou a própria vida.
Aos 24 anos, ele acumulava 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais, onde mostrava a rotina e dava conselhos amorosos com muito bom humor.
10 – História da adoção das filhas de Glória Maria
Glória Maria adotou as duas filhas após temporada na Bahia
Reprodução/TV Globo
A jornalista e apresentadora Glória Maria morreu no dia 2 de fevereiro e deixou duas filhas adolescentes. A icônica e eterna repórter da TV Globo era mãe de Maria, 15 anos, e Laura, de 14. As duas foram adotadas em 2009, após uma temporada de Glória na Bahia.
O processo de adoção durou 11 meses e levou a jornalista a se mudar de estado para estar mais perto das meninas enquanto a documentação era analisada.
11 – Anitta ajuda ambulante que teve isopor quebrado
Caixa de isopor de vendedor ambulante quebrou durante desfile e Anitta parou trio para ajudar
Natally Acioli/g1
Um vendedor ambulante teve o isopor quebrado durante a passagem do trio elétrico da cantora Anitta pelo no circuito Dodô (Barra-Ondina), na sexta-feira de no carnaval, em Salvador. Quando percebeu a situação, a cantora interrompeu o show e tranquilizou o dono do equipamento.
“O que foi que aconteceu aí gente? Quem fez isso? Vou resolver, fica tranquila. Calma. Eu pago o que foi perdido”, disse a funkeira. Não há informações de como o isopor do vendedor ambulante quebrou, nem como a ajuda foi dada. Após Anitta tranquilizá-lo, a apresentação seguiu normalmente.
12 – Baianos resgatados de trabalho similar ao de escravos no RS
Trabalhadores resgatados em situação semelhante à escravidão em Bento Gonçalves
Reprodução/RBS TV
Um grupo com quase 200 baianos foi resgatado do trabalho similar a de escravo no Rio Grande do Sul, no mês de fevereiro. O alojamento era em Bento Gonçalves, na Serra do RS.
Policiais disseram que os trabalhadores “foram flagrados em condições degradantes”. O responsável pela empresa que mantinha essas pessoas no local foi preso. Ele tem 45 anos de idade e é natural de Valente, na região do sisal.
Segundo a Polícia Federal, a empresa tem contratos com diversas vinícolas da região, presta serviços de apoio administrativo e os trabalhadores teriam sido contratados para atuar na colheita de uva. Um acordo entre a empresa e os trabalhadores foi fechado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
13 – Morte do músico e humorista Juca Chaves
Juca Chaves, compositor e humorista
Reprodução/Redes sociais
O músico e humorista Juca Chaves morreu na noite de um sábado, 26 de março, em Salvador. O artista tinha 84 anos e estava internado no hospital São Rafael, na capital baiana. Juca morreu “devido à complicações de problemas respiratórios”. A família pediu para que mais detalhes não fosse divulgados.
Compositor, músico, humorista e crítico, Jurandyr Czaczkes Chaves, nasceu em 22 de outubro de 1938, no Rio de Janeiro, mas há décadas trocou a cidade por Salvador. Ele vivia no tradicional bairro de Itapuã e era conhecido como “O Menestrel Maldito”, apelido que ganhou do poeta Vinicius de Moraes.
14 – Morte da líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico
Bernadete Pacífico, líder quilombola, foi assassinada na Bahia
Conaq
Em 17 de agosto, a líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico foi assassinada dentro da casa onde morava, no quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na RMS. Ela integrava o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) do Governo Federal de proteção do Governo Federal e estava sob proteção da Polícia Militar, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia (SJDH), há pelo menos dois anos.
Mãe Bernadete denunciava a violência contra quilombolas e relatava ameças. Em 2017, ela destacou a luta por justiça pela morte do filho, Flávio Gabriel dos Santos, o Binho do Quilombo, que foi assassinado em 2017 por homens armados também no território. Até hoje esse caso não foi desvendado.
Quanto à morte de Bernadete Pacífico, o Ministério Público da Bahia denunciou cinco pessoas. A informação foi divulgada pelo órgão no dia 16 de novembro, às vésperas de o crime completar três meses.
Os homens são acusados de homicídio qualificado por motivo torpe, de forma cruel, com uso de arma de fogo e sem chance de defesa da vítima. Dos cinco suspeitos, dois já tinham sido presos em setembro. Os outros três ainda não foram detidos.
15 – Padaria da discórdia dentro de apartamento em condomínio
Moradores de condomínio em Salvador reclamam de implantação de padaria dentro de apartamento
Reprodução/TV Bahia
A instalação de uma padaria dentro de um apartamento em um condomínio do bairro de Vila Laura, em Salvador, provocou reclamações de moradores e dividiu opiniões na internet. Até mesmo a prefeitura foi acionada.
Quem vive no local reclama de barulho e movimentação excessiva no corredor, além de gerar ocupação demasiada nos elevadores. Segundo os moradores, as regras do condomínio não permitem esse tipo de comércio dentro do imóvel e já teria sido apresentada uma alternativa para que os comerciantes se instalassem na garagem, mas eles não aceitaram.
Ainda conforme moradores, após a repercussão do caso, o negócio foi temporariamente suspenso, contudo, já voltou a funcionar.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Leia também