Agro

Da sanidade ao cocho: a sinergia que faz o gado ganhar peso e o pecuarista lucrar mais

Da sanidade ao cocho: a sinergia que faz o gado ganhar peso e o pecuarista lucrar mais

Pecuaristas, a nutrição de precisão é o segredo por trás do sucesso de um confinamento de grande escala. No Boitel JBS de Guaiçara, no estado de São Paulo, parte de uma rede que engorda mais de 200 mil cabeças anualmente, o gerenciamento de insumos e a sinergia entre nutrição e sanidade são os pilares para garantir o desempenho e a margem de lucro. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Nesta entrevista no programa Giro do Boi, o zootecnista e especialista em nutrição animal Alex Ortolan, gerente de nutrição do Boitel JBS, detalhou como é o manejo nutricional em um dos maiores e mais modernos confinamentos do Brasil.

Nutrição regionalizada e padronizada

Foto: Friboi/divulgação

A JBS possui quase dez boitéis espalhados pelo Brasil, e o trabalho de Alex Ortolan é desafiador. Ele atua em todas as unidades, que têm suas próprias configurações regionais de insumos.

A estratégia é regionalizar a dieta, utilizando os produtos disponíveis localmente, mas padronizar os níveis nutricionais em todas as unidades.

  • Insumos regionalizados: No estado de Mato Grosso, o foco é o uso de milho e DDG. Já nos estados de Minas Gerais e São Paulo, a dieta inclui DDG, gérmen de milho e, em alguns anos, polpa cítrica, dependendo da viabilidade econômica e do preço de cada insumo.
  • Níveis nutricionais padronizados: As dietas mantêm os mesmos níveis de proteína e energia para as fases de adaptação, crescimento e terminação em todas as unidades. O objetivo é entregar o mesmo desempenho de ganho de peso, independentemente dos insumos utilizados na formulação da ração.

Para garantir a consistência, a JBS trabalha com um mínimo de ingredientes por dieta, o que reduz as chances de variação na fábrica de ração e garante a qualidade do alimento fornecido aos animais.

O planejamento de aquisição de insumos, como o milho reidratado, também é fundamental para garantir a qualidade da dieta ao longo de todo o ciclo de engorda.

Sinergia entre nutrição e sanidade

Alex Ortolan reforça que a nutrição não trabalha sozinha. Existe uma sinergia muito grande com a sanidade, pois se o animal não está saudável, ele não ganha peso e todo o investimento em alimentação é desperdiçado.

A equipe de nutrição atua em conjunto com a consultoria sanitária, fazendo estudos e acompanhamentos específicos para cada unidade. Se a dieta é muito energética e os animais não respondem bem sanitariamente, a dieta é realinhada para aliviar o sistema digestivo e o organismo do animal.

Esse casamento da parte sanitária com a nutrição é o que vai fazer a gente ganhar o jogo”, afirma Alex, ressaltando a importância do trabalho integrado.

O boi precisa se alimentar de forma saudável para, em seguida, desempenhar e entregar o objetivo de peso e acabamento de carcaça desejado pelo produtor e pela indústria.

O boitel como ferramenta estratégica

confinamento Friboi Guaiçara (SP)
Foto: Friboi/divulgação

A temporada de engorda no cocho está em pleno andamento, e o confinamento é uma ferramenta estratégica para o pecuarista que busca otimizar a sua produção.

O Boitel JBS atua como uma “válvula de escape” para o produtor que precisa retirar o gado de pastos fracos e secos, garantindo o ganho de peso dos animais e protegendo a margem de lucro.

As vantagens de usar a ferramenta são claras:

  • Ganho de peso com qualidade: O objetivo é imprimir ganho de peso com acabamento ideal, atendendo às exigências do mercado.
  • Desembolso zero na frente: A JBS custeia toda a engorda, e o pecuarista só faz o pagamento após o abate dos animais, o que alivia o fluxo de caixa.
  • Foco em competitividade: A empresa busca tecnologias e ingredientes que ofereçam o melhor custo-benefício, garantindo um resultado positivo para o produtor parceiro.

O trabalho da “cozinha do boi” nos boitéis da JBS é um exemplo de como a tecnologia, o gerenciamento e a sinergia entre as áreas de nutrição e sanidade são os segredos para uma engorda eficiente, rentável e de alta performance.

O post Da sanidade ao cocho: a sinergia que faz o gado ganhar peso e o pecuarista lucrar mais apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também