Agro

Desemprego recua no Brasil e pequenos negócios lideram geração de empregos

Foto: Pixabay

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,2% no trimestre encerrado em maio, segundo a PNAD Contínua Mensal, do IBGE. O índice representa uma queda de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e de 0,9 p.p. na comparação anual.

Grande parte dessa evolução se deve aos pequenos negócios. Microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) foram responsáveis por cerca de 60% das contratações formais registradas até abril, conforme análise do Sebrae com base nos dados do Caged. Entre janeiro e abril, o setor contratou mais de 546 mil trabalhadores.

“Os pequenos negócios são o motor do desenvolvimento nacional. Garantem renda e dignidade para a população”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

Décio ainda destaca a resiliência dos empreendedores: “São homens e mulheres que produzem com criatividade, constroem seu próprio negócio e impulsionam a economia do país”.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

O ritmo de abertura de novos negócios também impressiona. De janeiro a maio, o Brasil registrou 2,21 milhões de novos pequenos negócios, segundo dados da Receita Federal cruzados pelo Sebrae. Esse volume representa 97% de todas as empresas abertas no período e é 24,9% maior do que no mesmo intervalo de 2024. Somente em maio, foram mais de 409 mil novos empreendimentos.

O post Desemprego recua no Brasil e pequenos negócios lideram geração de empregos apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também