Alagoas

Dívida financeira pode ter motivado homicídio de empresário em Marechal Deodoro

A investigação sobre o homicídio ocorrido em Marechal Deodoro em julho deste ano, que resultou na morte de Rubens Lima Barreto, conhecido como “Pité da Topic”, pode ter como motivação uma dívida financeira, envolvendo agiotagem e transações ilícitas de dinheiro entre comerciantes da região. A informação foi confirmada em entrevista pela delegada Juliane Santos.

A vítima, natural de Sergipe e com uma vida nômade, estava em Alagoas para realizar um empréstimo de R$ 100 mil a um comerciante local, quando foi brutalmente assassinado. Seu corpo foi descoberto na carroceria de uma caminhonete carbonizada, em um canavial da região.

Envolvimento do suspeito preso

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL), por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), cumpriu nesta segunda-feira (18) um mandado de prisão temporária e de busca e apreensão domiciliar contra um homem de 29 anos, investigado por sua possível participação no homicídio de Rubens.

Segundo a delegada Juliane Santos, o indivíduo é comerciante na região e inicialmente foi ouvido como testemunha, mas durante o depoimento, omitiu informações cruciais e mentiu sobre seu envolvimento no caso.

ACOMPANHE AS NOTÍCIAS DE ALAGOAS NO INSTAGRAM

Ele afirmou não ter estado no veículo da vítima, mas imagens de câmeras de segurança mostram claramente o homem no banco do carona da caminhonete de Rubens saindo junto com a vítima.  Além disso, o comerciante declarou que viu a vítima sair sozinha do local, o que também foi desmentido pelas investigações, que apuraram que Rubens estava acompanhado por ele naquele momento.

As investigações também levantam a hipótese de que o suspeito pode ter sido usado como “isca” para atrair a vítima para uma armadilha, entregando-a à morte. Outra linha de apuração sugere que o homem preso possa ter sido o executor do crime ou até mesmo o mandante, mas essas possibilidades ainda estão sendo analisadas pela equipe policial.

A polícia também está investigando a possibilidade de que o homicídio tenha sido motivado por questões envolvendo dívidas não pagas ou interesses financeiros em torno dos negócios de Rubens, que também possuía um transporte de passageiros que fazia a linha entre Sergipe e São Paulo.

Veja também: Corpo carbonizado encontrado em canavial será identificado por arcada dentária ou DNA

Polícia inicia investigação sobre corpo carbonizado em caminhonete; vídeo

Confirmação da identidade da vítima

Apesar da polícia tratar como sendo de Rubens Lima Barreto, o corpo encontrado carbonizado, oficialmente, o resultado de um exame de DNA realizado pelo Instituto Médico Legal (IML), ainda é aguardado. Contudo, a confirmação de que a vítima usava um prótese em uma das pernas e de que ele estaria em Alagoas na data do crime e depois não manteve mais contato com a família, levam a crer que se trate realmente dele.

Enquanto o caso continua em investigação, a Polícia Civil segue em busca de mais informações e elementos que possam esclarecer definitivamente se há outros envolvidos no assassinato e as reais motivações por trás do crime.

Leia também