A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) calculou que a lista de exceções publicada pelo governo dos Estados Unidos na Ordem Executiva publicada nesta quarta-feira (30) contempla 694 produtos.
Em faturamento de exportação, os itens representam US$ 18,4 bilhões, com base em números de 2024. De acordo com a análise da entidade, o valor corresponde a 43,4% do total de US$ 42,3 bilhões exportados pelo Brasil aos Estados Unidos.
Principais produtos exportados pelo Brasil na lista de exceção:

“Embora essas exceções atenuem parcialmente os efeitos da tarifa de 50% anunciada, a Amcham reforça que ainda há um impacto expressivo sobre setores estratégicos da economia brasileira”, diz, em nota.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Produtos que ficaram de fora da lista continuam sujeitos ao aumento tarifário previamente anunciado, de 50%, o que compromete a competitividade de empresas brasileiras e, potencialmente, cadeias globais de valor. Exemplos são o café, mel, cacau e frutas.
“A Amcham Brasil reafirma seu posicionamento de que divergências comerciais devem ser tratadas por meio de diálogo construtivo em alto nível, visando a preservação da histórica relação econômica e diplomática de mais de 200 anos entre Brasil e Estados Unidos”, conclui a nota.
Na Ordem Executiva publicadanesta quarta, os Estados Unidos consideram que membros do governo do Brasil tomaram medidas que interferem na economia dos Estados Unidos, infringem os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos, violam os direitos humanos e minam o interesse dos Estados Unidos em proteger seus cidadãos e empresas.
“Membros do Governo do Brasil também estão perseguindo politicamente um ex-presidente brasileiro, o que está contribuindo para o colapso deliberado do Estado de Direito no Brasil, para a intimidação politicamente motivada naquele país e para abusos de direitos humanos”, diz a nota.
O post Exportações brasileiras isentas de tarifa somam 43,4% das vendas aos EUA apareceu primeiro em Canal Rural.