A conexão ancestral entre o povo de Piaçabuçu e o Rio São Francisco é o foco da exposição virtual “Reflexos e Histórias do Velho Chico”, já disponível no endereço rhdovelhochico.online. A mostra reúne fotografias que retratam o cotidiano, as tradições dos ribeirinhos do extremo sul de Alagoas.
Com direção e curadoria da fotógrafa Carla Layane e assistência de direção e fotografia do artista Manoel Silvestre, o projeto traz um olhar íntimo e afetivo sobre a pesca artesanal, as corridas de canoa, o transporte fluvial, a fauna, a flora e o inesquecível por do sol às margens do rio. Ambos os fotógrafos têm raízes profundas na região e vivências pessoais com o São Francisco, que atravessa suas histórias, suas lentes e sua arte.
“Foi um grande prazer fazer esse trabalho. Iremos continuar com o site aberto ao público até o próximo ano, fazendo manutenção de acordo com as novas histórias captadas para alimentar um blog criado juntamente”, explica Carla Layane.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), operacionalizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
A exposição permanece disponível gratuitamente e de forma contínua, com novas atualizações previstas até o próximo ano.
Para a secretária Mellina Freitas, iniciativas como essa valorizam a cultura viva e os talentos do interior alagoano.
“O projeto é uma prova de como a cultura nasce das vivências e da memória coletiva. Apoiar iniciativas como essa, que valorizam os territórios e os talentos locais, é uma prioridade do Governo de Alagoas; do governador Paulo Dantas, que acredita na cultura como instrumento de identidade e transformação social”, afirmou a gestora.