O Fluminense prepara uma série de homenagens para Fábio, goleiro que se tornará o jogador com mais jogos na história do futebol na noite desta terça-feira (19), quando o Fluminense encara o América de Cali, pela Sul-Americana, no Maracanã. A partida está marcada para às 21h30 (de Brasília).
De olho no recorde, o Flu já divulgou um copo para os torcedores que estarão no estádio nesta terça – veja abaixo. Além disso, o clube prepara outras ações, que ainda são surpresas, para comemorar o feito do goleiro.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FUTEBOL NACIONAL E INTERNACIONAL
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
De acordo com o UOL, o Fluminense acredita que o número de Fábio já é superior ao de Peter Shilton e até mesmo Guinness Book será acionado para obter os critérios oficiais da contagem.
O Tricolor das Laranjeiras contesta que a contagem de Shilton conta com jogos de base da seleção da Inglaterra, algo que não é levado em consideração com Fábio, já que apenas jogos oficiais foram contabilizados.
Ainda assim, Fábio deve se isolar na ponta nesta terça. Além do cenário especial por se tornar o jogador com mais jogos na história do futebol, o arqueiro pode comemorar uma classificação para as quartas da Copa Sul-Americana. Na ida, o Fluzão venceu por 2 a 1, mesmo fora de casa.
JOGADORES COM MAIS JOGOS NA HISTÓRIA
- Fábio (goleiro) e Peter Shilton (goleiro): 1390 partidas
- Cristiano Ronaldo (atacante): 1283 partidas
- Rogério Ceni (goleiro): 1265 partidas
- Frantisek Planicka (goleiro): 1187 partidas
Fábio foi titular diante do Fortaleza, no Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Na competição nacional, o goleiro já soma mais de 60 mil minutos jogados em 720 partidas – números coletados no Transfermarkt.
A tendência é que ele se isole na liderança do ranking no meio de semana, quando o Fluminense enfrenta o América de Cali pela volta das oitavas da Copa Sul-Americana. A bola rola no Maracanã, no Rio de Janeiro, às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (19).
JOGOS DE FÁBIO
Dos 1390 jogos disputados por Fábio, pouco mais de 70% foram com a camisa do Cruzeiro. O goleiro é o jogador com mais partidas pela Raposa na história, com 976 duelos no currículo e uma larga distância para o segundo colocado – o ex-meia Zé Carlos, com 633 jogos. Não à toa, ele é considerado um dos maiores ídolos do clube.
Dos outros 414 confrontos, 234 foram com a camisa do Fluminense. No Tricolor das Laranjeiras, ele chegou com a experiência de um goleiro renomado e se tornou multicampeão. Pelo Vasco, clube em que atuou no início da carreira, são 150 partidas, enquanto pelo União Bandeirante foram 30 jogos.
NÚMEROS DA CARREIRA DO FÁBIO
- União Bandeirante: 30 jogos
- Vasco: 150 jogos
- Cruzeiro: 976 jogos
- Fluminense: 234 jogos