Agro

Gado mais pesado: bebedouro artificial ou açude? especialista responde

Gado mais pesado: bebedouro artificial ou açude? especialista responde

Pecuaristas, a qualidade da água é um dos fatores mais importantes para a produtividade do rebanho, mas muitos produtores ainda têm dúvidas sobre qual o melhor sistema de hidratação. Assista ao vídeo abaixo e confira.

Rogério Santos, de Confresa, no estado de Mato Grosso, questiona se há diferença no ganho de peso do gado que bebe água em açude em relação ao que se hidrata em bebedouro artificial.

Nesta resposta no programa Giro do Boi, o médico-veterinário Fernando Loureiro, especialista em sistemas de distribuição de água, esclarece essa dúvida, reforçando que 100% dos estudos científicos demonstram que o bebedouro artificial é a melhor opção.

O bebedouro artificial e o maior ganho de peso

Detalhe de água límpida caindo em bebedouro de bovinos de corte. Foto: Divulgação/Agropecuária Maragogipe
Detalhe de água límpida caindo em bebedouro de bovinos de corte. Foto: Divulgação/Agropecuária Maragogipe

Em todos os trabalhos e estudos científicos, os animais que bebem em bebedouros artificiais sempre apresentam um ganho de peso maior do que aqueles que bebem em açudes.

Esse ganho é variável, mas a diferença pode ser significativa, variando de 47 gramas a 800 gramas por dia, dependendo do sistema de produção.

A razão para essa diferença é simples: no bebedouro artificial, o pecuarista pode exercer a gestão e o controle da água.

O bebedouro artificial pode ser limpo com frequência, o que impede o acúmulo de matéria orgânica (capim, insetos, farelo de ração) e o crescimento de bactérias e protozoários, que são maléficos ao trato gastrointestinal dos animais.

Com uma água mais limpa e de qualidade, o gado bebe mais, o que leva a um maior consumo de matéria seca da dieta.

O animal aproveita melhor o capim, o volumoso e o concentrado, o que resulta em maior ganho de peso, maior produção de carne e maior produção de leite, refletindo diretamente na rentabilidade da fazenda.

O investimento que se paga no primeiro ano

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fernando Loureiro ressalta que o investimento na implantação de um sistema de bebedouro artificial, que inclui captação, armazenamento e distribuição de água, se paga na maioria dos casos já no primeiro ano.

O ganho de peso adicional obtido com o uso de bebedouros artificiais é o que vai cobrir todo o investimento e trazer um lucro maior para a propriedade, mostrando que a tecnologia, quando bem aplicada, é um excelente negócio.

O especialista enfatiza que o bebedouro artificial é a melhor opção, desde que seja bem atendido, bem cuidado e com a limpeza frequente.

O post Gado mais pesado: bebedouro artificial ou açude? especialista responde apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também