Um vídeo que ganhou destaque nas redes sociais mostra uma guarda municipal em Guadalupe, na Zona Norte do Rio de Janeiro, pegando um celular em um restaurante na tarde de segunda-feira (18). A profissional estava acompanhada de um colega e, ao realizar o pagamento da conta, avistou o aparelho no balcão e decidiu pegá-lo. A defesa da guarda alega que houve um erro de identificação, pois ela acreditava que o celular era o seu. Na mesma noite, a guarda foi levada à 16ª DP, localizada na Barra da Tijuca, onde prestou depoimento e reafirmou que se tratou de uma confusão. O caso foi posteriormente encaminhado para a 31ª DP, em Ricardo de Albuquerque, para prosseguimento das investigações.
As imagens mostram a guarda vestindo o uniforme do programa BRT Seguro. Em um momento das filmagens, ela é vista pegando um celular com capa roxa e colocando-o em seu bolso. A Polícia Civil informou que a guarda se apresentou na delegacia de forma voluntária, levando consigo tanto seu celular quanto o que havia sido encontrado no balcão. Uma testemunha, que também é agente da Guarda Municipal, corroborou a versão de que houve um mal-entendido.
Entretanto, a Secretaria Municipal de Ordem Pública esclareceu que a guarda foi levada à delegacia devido à suspeita de furto do celular. O caso foi registrado como furto, com a caracterização de flagrante, e as câmeras de segurança do local teriam registrado o momento em que a mulher subtraiu o aparelho.