Economia

Haddad afirma que país colherá ‘bons frutos’ no combate à inflação

Nesta sexta-feira (21), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou sobre os dados da inflação referentes ao mês de janeiro, destacando que o resultado indica que o Brasil está no caminho certo para enfrentar a alta dos preços. Apesar do aumento nos custos dos alimentos, ele acredita que o país colherá “bons frutos” em sua luta contra a inflação.

“A inflação de janeiro já, de certa maneira, foi a menor da história de janeiro, e nós entendemos que nós vamos colher bons frutos no combate à inflação”, afirmoue Haddad em entrevista a um canal de notícias.

Haddad também mencionou que a nova safra e a desvalorização do dólar devem contribuir para a estabilização dos preços. “Nós tivemos problema de seca e inundação o ano passado, isso afetou. Tivemos aí a manutenção dos juros americanos em patamares muito elevados. Isso faz com que o dólar fique muito forte no mundo inteiro”, compartilhou o ministro da Fazenda.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação oficial do Brasil em janeiro foi de 0,16%. Este resultado representa um avanço acumulado de 4,56% nos últimos doze meses, sendo o menor Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrado para o mês desde a implementação do Plano Real, em 1994.

O ministro reafirmou o compromisso da administração de Luiz Inácio Lula da Silva com a responsabilidade fiscal, ressaltando que um orçamento equilibrado é fundamental para garantir um desenvolvimento sustentável. Ele também sublinhou a necessidade de manter a inflação sob controle enquanto se busca promover o crescimento econômico do país.

Israel intensifica operações na Cisjordânia após explosões em ônibus
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Haddad acredita que, com as medidas adequadas, o Brasil poderá enfrentar os desafios econômicos atuais e garantir um futuro mais estável. “O orçamento pode ser aprovado com equilíbrio nas contas, que é o que garante a sustentabilidade da economia brasileira no médio e longo prazo, crescimento com inflação baixa, que é a nossa obsessão, voltar a crescer como estamos crescendo, mas com inflação controlada. Ninguém de nós é ingênuo a ponto de não conhecer o desafio que estava colocado para o presidente Lula. Nós sabíamos o desafio que estava colocado para ele”, completou Fernando Haddad.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 

Deixe uma resposta

Acesse para Comentar.

Leia também