Alagoas

Hemoal promove coletas externas de sangue em Coruripe e Delmiro Gouveia nesta quinta (25)

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove duas coletas externas de sangue nesta quinta-feira (25) no interior do estado. As ações ocorrem das 9h às 16h, em Coruripe, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), e, em Delmiro Gouveia, no Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS).

Por meio das ações, o Hemoal contribui para manter estabilizado o estoque de sangue e, deste modo, atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais. Paralelamente, o hemocentro alagoano também facilita o acesso à prática da doação voluntária de sangue para os moradores do Litoral Sul e do Sertão alagoano.

Critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) apontam que, para doar sangue, os voluntários devem ter entre 16 e 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. É necessário, também, apresentar um documento de identificação oficial e original com foto para se candidatar à doação de sangue.

No caso do voluntário que fez tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação e colocou piercing é determinada uma proibição de doar sangue pelo período de 12 meses. Quanto ao doador que estiver gripado, com Influenza ou Covid-19, é necessário aguardar 10 dias após o fim dos sintomas para que possa se candidatar à doação voluntária de sangue.

Uma pessoa contaminada pelo vírus da hepatite após os 11 anos, bem como pelo HIV, sífilis e doença de Chagas, fica impedida de doar permanentemente.

Leia também