Uma modelo e influencer vietnamita foi presa por suspeitas de fraude por ter promovido um suplemento de fibra falsificado.
Nguyen Thuc Thuy Tien divulgou, nas suas redes sociais, gomas ricas em fibra, alegando que cada uma continha o equivalente a um prato de vegetais.
Um cidadão enviou o produto para teste em laboratório, que descobriu que cada goma continha apenas 16 mg de fibra, bem longe dos 200 mg que o produto indicava.
Os testes revelaram também uma elevada presença de sorbitol, um adoçante frequentemente utilizado como substituto do açúcar e que pode ter um efeito laxante se consumido em excesso.
De acordo com as autoridades, o produto é resultado de uma ‘joint venture’ entre Nguyen e uma empresa criada por outros dois influencers, que também foram detidos.
Os três influencers foram multados em março e pediram desculpas ao público. No mês seguinte, foram detidos juntamente com funcionários da empresa e do fabricante das gomas.
Na segunda-feira, as autoridades anunciaram a prisão de Nguyen Thuc Thuy Tien por defraudar os clientes.
Até as vendas serem interrompidas devido ao escândalo, já tinham sido vendidas mais de 100.000 caixas de gomas.
A vencedora do concurso de beleza Miss Grand International, de 26 anos, é uma personalidade bem conhecida no Vietname, tem três milhões de seguidores no Instagram e até já recebeu elogios do governo.
Leia Também: Influencer indiana detida após ter alegadamente espiado para Paquistão