A irrigação é um dos pilares para ampliar a produtividade agrícola e garantir o uso eficiente da água no campo. Nesta semana, Campinas (SP) recebe a quinta edição da Feira Internacional da Irrigação Brasil (FIIB), que reúne especialistas, pesquisadores e representantes do setor para debater sustentabilidade, políticas públicas e o futuro do agronegócio no Brasil e no mundo.
Para o presidente da FIIB, Denizart Vidigal, a irrigação é essencial para enfrentar os desafios climáticos e promover o desenvolvimento do setor.
“A irrigação é a principal ferramenta que o agricultor dispõe para enfrentar as mudanças climáticas. Isso é fundamental para a sustentabilidade e para o crescimento do agro como um todo”, afirmou.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
Vidigal destacou ainda a capacidade transformadora da técnica, citando exemplos já consolidados no país:
“No Vale do São Francisco, por exemplo, houve uma verdadeira revolução. Uma região antes árida e improdutiva se tornou referência em desenvolvimento socioeconômico graças à irrigação. A Agência Nacional de Águas já identificou pelo menos 26 polos de irrigação no Brasil que poderiam seguir esse mesmo modelo de sucesso”, explicou.
Entre os temas da FIIB também está o potencial de expansão da irrigação no Vale do Rio Paraná, área estratégica para estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.
“Queremos mostrar como a irrigação pode gerar impactos positivos não apenas na produtividade agrícola, mas também no desenvolvimento regional”, completou Vidigal.
A Feira Internacional da Irrigação Brasil começa nesta terça (19) segue até a próxima quinta-feira (21), no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP).
O post ‘Irrigação é a principal ferramenta do agricultor para enfrentar as mudanças climáticas”, diz presidente da FIIB apareceu primeiro em Canal Rural.