Política ao Vivo. Siga a gente no Instagram: @politicaaovivo
Ascom / Prefeitura
O ex-ministro da Cidadania e ex-deputado federal João Roma (PL-BA) sinalizou, de forma pública, que deve disputar uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2026. A movimentação foi reforçada nesta quinta-feira (1º) após o próprio político compartilhar em seu perfil oficial no Instagram um story com a legenda: “Nosso futuro senador João Roma. Com fé em Deus.”
A publicação, originalmente feita por um aliado político, foi repostada por Roma, fortalecendo os rumores sobre sua pré-candidatura e a formação de uma chapa majoritária ao lado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), que é cotado para disputar novamente o governo da Bahia.
João Roma disputou o governo estadual em 2022, ficando em terceiro lugar com cerca de 9% dos votos. Desde então, tem se mantido como uma das principais vozes da direita na Bahia, especialmente entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com forte apelo entre o eleitorado evangélico e conservador, Roma tem sido presença constante em atos públicos e manifestações políticas.
A possível aliança com ACM Neto visa fortalecer a oposição ao grupo político liderado pelo PT no estado. A expectativa é de que a composição de uma chapa com Neto para o governo e Roma para o Senado traga capilaridade eleitoral e mobilize a base conservadora em torno de um projeto de retomada política na Bahia.