Internacional

Lavrov e Rubio confirmam “postura positiva” quanto a cimeira Putin-Trump

Lavrov e Rubio “debateram vários aspetos dos preparativos para a próxima reunião entre o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo dia 15 de agosto, no Alasca”, informou a diplomacia russa no portal oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

 

“Ambas as partes confirmaram a sua expectativa de uma reunião bem-sucedida”, indicou o MNE russo.

Trump anunciou a 09 de agosto que se reuniria com o homólogo russo no Alasca a 15 de agosto, informação confirmada pelo Kremlin (sede da presidência russa) minutos depois.

“A Rússia e os Estados Unidos são vizinhos próximos que partilham fronteiras e parece totalmente lógico que a nossa delegação simplesmente atravesse o estreito de Bering e precisamente o Alasca acolha uma cimeira tão importante e esperada dos líderes de ambos os países”, declarou o conselheiro presidencial russo para Questões Internacionais, Yuri Ushakov.

Os dois chefes de Estado abordarão, em primeiro lugar, as “opções para obter uma solução pacífica de longo prazo para a crise ucraniana”, indicou Ushakov, referindo-se à guerra desencadeada na Ucrânia pela invasão russa do país vizinho a 24 de fevereiro de 2022 e ainda em curso, sem sinais de cedências de parte a parte.

A última vez que Putin se reuniu com um Presidente dos Estados Unidos foi em 2021, num encontro realizado em Genebra, Suíça, com o democrata Joe Biden, na altura o inquilino da Casa Branca.

Entretanto, a última cimeira entre Putin e Trump decorreu em Helsínquia, em 2018.

Leia Também: Encontro com Putin será “exercício de escuta” para Trump

Leia também