O mais recente boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) aponta que 20 trechos do litoral alagoano estão impróprios para banho nesta semana.
As coletas das amostras foram realizadas no dia 25 de agosto, abrangendo áreas que vão de Pontal do Peba, no litoral sul, até Maragogi, no litoral norte do estado.
Segundo o boletim, a capital Maceió segue liderando o ranking das regiões com mais pontos impróprios: 12 trechos estão inadequados para banho, enquanto apenas oito foram considerados próprios. Isso representa cerca de 60% das áreas monitoradas na capital com qualidade da água insatisfatória.
Os pontos considerados impróprios são:
- Praia do Pontal da Barra / Av. Assis Chateaubriand, ±500m ao Norte do Emissário da CASAL;
- Praia da Avenida / Av. da Paz, frente ao Posto SHELL e Av. Assis Chateaubriand, interseção com a Rua Barão de Anadia;
- Praia da Pajuçara / Av. Dr Antônio Gouveia, interseção com a Rua João Carneiro e Av. Dr Antônio Gouveia, frente ao Restaurante Parmegiano;
- Praia de Ponta Verde / Av. Álvaro Otacílio, entre as Ruas General. Dr. João Saleiro Pitão e Dr.Rubens Canuto;
- Praia de Jatiúca / Av. Álvaro Otacílio, frente ao Hotel Maceió Atlantic;
- Praia de Cruz das Almas / Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, frente ao RITZ Residence e frente ao Condomínio Solaris e Av. Eustáquio Gomes, frente ao Leroy Merlin;
- Praia de Jacarecica / Rua Herry V. Vieira de Paula, Frente à Rua”A”; e
- Rio Pratagy / Ponte AL-101, Norte.
ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM
O IMA reforça que, independentemente da época do ano, deve-se evitar o banho em áreas com presença visível de floração de algas, especialmente no trecho entre as praias da Avenida e o Sobral.
No litoral sul, apenas um ponto foi considerado impróprio, o Rio Niquim / Barra se São Miguel, ±300m da Foz.
Já no litoral norte, os pontos a serem evitados são:
- Praia de Paripueira / Av. Beira Mar, frente a Barraca do Osvaldo;
- Rio Tatuamunha / Montante ao Projeto Peixe-Boi/Santuário;
- Praia de Japaratinga / Frente à Acesso a Pousada do Alto e Rua Sebastião Lins de Melo, 41, Frente ao Restaurante Maria Pereira;
- Praia de Maragogi / Frente à Foz do Rio Salgado;
- Praia de Ponta de Mangue / Av. Estrela do Mar, frente ao Bar da Praia Porto do Sal; e
- Praia de Maragogi / Frente à Foz do Rio Persinunga.
Veja também: Peixes-boi são encontrados mortos em Porto de Pedras; órgãos ambientais e prefeitura acompanham o caso
Praia própria ou imprópria para banho
Segundo a Resolução CONAMA Nº 274/2000, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, uma praia é considerada própria para banho quando, em 80% ou mais das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores, os níveis de Escherichia coli não ultrapassam 800 NMP (Número Mais Provável) por 100 mL de água. Uma praia é classificada como imprópria quando esse critério não é cumprido ou quando a última amostra apresenta um valor superior a 2.000 NMP de E. coli por 100 mL.
O IMA realiza monitoramentos semanais em pontos fixos do litoral alagoano e recomenda que a população acompanhe os boletins atualizados antes de frequentar as praias.