À CNN, o ator Luiz Fernando Guimarães, 75, detalha qual o lugar que a paternidade ocupa em sua vida. Casado com o empresário Adriano Medeiros há mais de 20 anos, com quem adotou dois filhos, Dante, 14, e Olívia, 12, ele conta que aprender a ser tolerante foi um dos maiores aprendizados que a chegada dos herdeiros.
“A paternidade tem uma ocupação gigantesca na minha vida, 24 horas por dia. Estou sendo um pouco exagerado, mas eu acordo, levanto e vou dormir pensando nos meus filhos”, afirma.
“[Desde que eles chegaram] mudou tanta coisa. A tolerância, a compreensão, o ouvir, o prestar atenção, o dialogar, tudo isso mudou, porque, para mim, dialogar com os meus filhos, era uma coisa que eu nunca imaginaria fazer. Eu conseguia dialogar com pessoas amigas, mas com Dante e Olívia, na idade deles, é uma coisa preciosa, porque foi algo que fui aprendendo”, acrescenta.
Paternidade aos 70 anos
Sobre a o desejo de aumentar a família em 2020, no auge dos 70 anos, o ator explica: “Bom, nós estávamos aqui um dia, sentados em frente ao lago do sítio, um lugar muito importante na vida da gente, e falávamos que estava faltando alguma coisa na vida da gente”, afirmou.
“Não sabíamos exatamente o que era, até entender que na verdade o que faltava eram filhos. E foi nesse momento que começamos a busca por duas crianças. E foi uma busca linda”, recorda.

Para Luiz, a experiência da família é, sem dúvidas, a maior alegria que os irmãos biológicos trouxeram ao casal. “A gente compartilhar histórias, perguntar um para o outro como foi o dia, jantar junto, falar das nossas experiências e eles das deles, dos novos conhecimentos que vão adquirindo na escola, que nos deixa muito orgulhosos, isso é um ganho”, comenta.
“Quando o Dante e Olívia falam de algum conhecimento novo, nós ficamos hiper orgulhosos, chegamos quase a chorar. Aí a gente começa a dar valor a algumas coisas que há poucos anos atrás a gente não dava”, pontua.
Por fim, a paternidade também agregou significativamente no matrimônio do casal. “Nos fortaleceu, nos tornou mais cúmplices e mais parceiros, porque juntos cuidamos das necessidades dos nossos filhos que já são dois adolescentes. A experiência que a gente tinha antes não era essa, era eu e Adriano e pronto. Agora multiplicou a mil”, conclui.