Alagoas

Lula reúne ministros nesta terça para balanço e cobranças

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir, nesta terça-feira (26), com todos os integrantes do primeiro escalão do governo para fazer um balanço e tratar das próximas ações do Executivo. Será a segunda reunião ministerial de 2025.

O encontro, no Palácio do Planalto, está marcado para as 9h da manhã, e deve se estender até o período da tarde.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA POLÍTICA NACIONAL E INTERNACIONAL

ACOMPANHE O ALAGOAS 24 HORAS NO INSTAGRAM

A CNN adiantou que Lula quer alinhar o discurso dos integrantes do governo sobre as medidas para retaliar o tarifaço de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, além de pedir para que os ministros tenham mais firmeza para defender a soberania brasileira.

As prioridades do palácio do Planalto no Congresso Nacional também serão enfatizadas. Lula quer mais engajamento da equipe ministerial para garantir, ainda neste ano, a aprovação do aumento da faixa de isenção do IR (Imposto de Renda) e a regulamentação das Big Techs, por exemplo.

Também estará na pauta da reunião ministerial o novo slogan do governo federal. A mudança vem sendo estudada pelo ministro da Secom (Secretaria de Comunicação), Sidônio Palmeira, desde que assumiu o posto, em janeiro.

A nova marca a ser anunciada tem como foco a soberania brasileira, justiça social e combate a privilégios.

Outra preocupação do petista, que será motivo de cobrança aos ministros, é com a entrega de políticas públicas e obras do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), principal vitrine do governo.

Há menos de um ano para o início do período eleitoral, Lula quer garantir mais entregas e a aprovação de medidas que agradem o eleitorado e ajudem a alavancar a sua popularidade.

Leia também