O município de Maribondo recebe, nesta terça-feira (19), equipe volante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coleta externa de sangue. A ação, que visa estimular o voluntariado e estabilizar o estoque sanguíneo do órgão, ocorre das 9h às 16h, no Centro de Saúde Josefa Titara do Carmo, no bairro Centro.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, é necessário, segundo o Ministério da Saúde (MS), seguir alguns critérios técnicos. Além de bom estado de saúde, o doador de sangue deve ter peso igual ou superior a 50 quilos, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto.
A pessoa que tenha sido diagnosticada com doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite, a doação de sangue é vetada permanentemente. Já no caso das mulheres, a doação é proibida apenas se estiverem grávidas ou amamentando.
O doador voluntário de sangue, ao comparecer ao posto de coleta externa, deve estar alimentado, mas é necessário evitar alimentos gordurosos. O voluntário também não deve ter ingerido bebidas alcoólicas antes de se candidatar à doação de sangue e deve ter dormido, ao menos, seis horas na noite anterior.