A Política Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB) completou o primeiro ano nesta quinta-feira. Criada pelo Decreto nº 11.820, de 12 de dezembro de 2023, a iniciativa integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) a política tem sido fundamental para estruturar o abastecimento alimentar no Brasil e ampliar a participação da agricultura familiar nesse processo.
A secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Ana Terra Reis, disse que o abastecimento alimentar no Ministério é pautado pelos imensos desafios de combate à fome e à pobreza, com protagonismo da agricultura familiar.
“O MDA tem a política como um farol que orienta a atuação da Secretaria de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar (SEAB) e das empresas vinculadas, somando-se também ao Plano Nacional de Abastecimento”, afirmou.
A PNAAB é coordenada pelo MDA e operacionalizada com o apoio de instituições estratégicas, como a SEAB, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) e a Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (CeasaMinas).
Com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar