Em Ouro Branco, no agreste de Alagoas, o médico Douglas Ciríaco, 26 anos, tem recebido formas de pagamento que fogem do convencional: galinhas, frutas, abóboras, feijão de corda, milho e até imagens de santos.
Único médico em uma área rural que abrange dez sítios, Douglas atua na Estratégia de Saúde da Família, pelo programa Mais Médicos, levando atendimento gratuito a quem vive longe dos centros urbanos.
“Nunca cobrei por uma consulta. Esses presentes são carinho, reconhecimento puro”, diz o médico, natural de Arapiraca (AL).
Reprodução/Arquivo Pessoal
Rotina do médico
A rotina vai além do consultório. Todas as quintas-feiras, Douglas visita pacientes em casa, percorrendo estradas de barro sob o sol forte do agreste para atender idosos, hipertensos e diabéticos que não conseguem se deslocar.
Apesar das dificuldades, como a falta de medicamentos, ele afirma que pratica a chamada “medicina de guerra” — fazendo o máximo possível com recursos limitados.
Há um ano em Ouro Branco e com mais três pela frente no programa federal, Douglas já se tornou figura essencial na comunidade. Para ele, cada galinha ou cacho de acerola entregue por mãos calejadas carrega o peso de respeito, confiança e afeto.
The post Médico no sertão recebe galinhas e frutas como agradecimento appeared first on Super Rádio Tupi.