Internacional

Ministro alemão e secretário do Tesouro dos EUA reúnem-se 2.ª-feira

A reunião terá como principais temas de discussão as relações bilaterais e assuntos internacionais relacionados com o comércio.

 

Porém, segundo confirmou à EFE o ministério das Finanças da Alemanha, a viagem servirá para o político alemão realizar “a visita oficial de apresentação ao seu homólogo norte-americano”.

Nas conversações bilaterais que terão lugar, segundo explicou o ministério alemão, os temas principais serão a manutenção e a ampliação da parceria transatlântica, a cooperação em fóruns e instituições multilaterais, bem como questões e desafios relacionados com o comércio.

Klingbeil e Bessent tratarão de aspetos relacionados com o princípio do acordo comercial alcançado no fim de semana passado entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente norte-americano, Donald Trump.

O acordo de Von der Leyen e Trump prevê, entre outras coisas, a imposição de uma tarifa de 15 % sobre os produtos europeus, mas mantém a tarifa de 50 % sobre o aço e o alumínio.

A economia alemã, a maior da Europa e a terceira do mundo, é considerada uma das mais afetadas na Europa pelas tarifas aduaneiras de Trump, e estima-se que o Produto Interno Bruto (PIB) alemão desacelere entre 0,2 % e 0,1% como consequência dessas barreiras comerciais.

Leia Também: Novo incêndio em linha ferroviária alemã aumenta suspeitas de sabotagem

Leia também