Dois casos graves de infrações de trânsito com envolvimento de menores de idade foram registrados no sábado (9), nos municípios de Quebrangulo e Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas.
No primeiro caso, ocorrido no Centro de Quebrangulo, uma mulher foi flagrada conduzindo uma motoneta Honda Pop 110, de cor preta, transportando uma criança de apenas 1 ano de idade sobre suas pernas, na parte frontal do banco. A guarnição RP 05, em patrulhamento na Rua 13 de Julho, realizou a abordagem ao perceber a infração.
Diante do risco direto à vida e à saúde da criança, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Graciele assinou o termo e se comprometeu a comparecer em juízo. Além disso, um Auto de Infração de Trânsito (AIT) foi emitido com base no Art. 244, inciso V, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe o transporte de menores de 10 anos em motocicletas.
Horas depois, em Palmeira dos Índios, uma equipe da RP 06, acompanhada pelo supervisor e pelo Tático Urbano 01, realizava uma operação de fiscalização de trânsito na Rua Floriano Peixoto, quando abordou uma motocicleta Biz 125, de cor prata. Para surpresa dos militares, o condutor era menor de idade, identificado pelas iniciais S.E.S.S.
O adolescente informou que pegou a moto sem o consentimento da mãe, D.S.S., o que foi confirmado por ela. Com isso, foi descartada a hipótese de entrega deliberada de veículo a não habilitado (Art. 310 do CTB), mas ambos foram conduzidos ao CISP de Palmeira dos Índios para registro de boletim e adoção das medidas cabíveis. Também foi aplicada uma autuação de trânsito.
As ocorrências reforçam a necessidade de maior fiscalização e conscientização quanto aos perigos do trânsito, especialmente quando envolve crianças e adolescentes em situações de risco.