Há cerca de um ano e meio, Anant Ambani fazia manchetes por todo o mundo com o seu casamento milionário que, para além de contar com o primeiro concerto de Rihanna em oito anos ou a presença da família Kardashian, contou também com um menu pela ‘a mão’ de um português.
Agora, o filho de Mukesh Ambani, que fez fortuna com o conglomerado industrial Reliance, volta a ser notícia devido ao Vantara, o seu jardim zoológico particular, que está a ser investigado pelas autoridades indianas.
De acordo com as publicações internacionais, o zoo, localizado no estado de Gujarate, tem mais de 900 crocodilos, 250 leopardos, 200 elefantes, 200 leões, 160 tigres e 50 ursos, entre outros animais.
Ativistas pela vida animal criticaram a infraestrutura, que terá espécies em vias de extinção em condições más, dando como exemplo a proximidade do local às planícies escaldantes mesmo ao lado de um complexo de refinarias de petróleo, bem como a inexistência de um plano para devolver estes animais à natureza.
Na segunda-feira, o Supremo Tribunal da Índia anunciou que estava a criar um grupo que iria investigar a alegada aquisição ilegal de animais, em situações relacionadas, particularmente, com os elefantes. Outras alegadas infrações referentes à lavagem de dinheiro estarão também sob investigação.
“Considerámos apropriado […] solicitar uma avaliação factual independente”, explicou o tribunal, adiantado que seria avaliado se o clima de Gujarate era ou não o inadequado para os animais, tendo em mente as “queixas relativas à criação de uma coleção particular ou por vaidade”.
O tribunal esclareceu ainda que o pedido avançou depois de várias organizações ligadas à vida animal terem feito petições.
Segundo uma investigação publicada o ano passado pelo jornal alemão Süddeutsche Zeitung, em 2024 o Vantara terá importado quase 39 mil animais, vindos da República Democrática do Congo, Emirados Árabes Unidos ou Venezuela.
Segundo o zoo explicou também, dezenas de elefantes foram transportados em camiões adaptados de várias partes da Índia.
Já esta terça-feira, garantiram, em comunicado, que iriam “cooperar totalmente” com a investigação, apontando também que os responsáveis pela infraestrutura se mantêm “comprometidos com a transparência, compaixão e total conformidade com a lei”.
“A nossa missão e foco continuam a ser o resgate, reabilitação e cuidados com os animais”, garantiram os responsáveis, citados pela imprensa internacional.
O jardim zoológico foi um dos muitos locais onde foram realizadas as celebrações do casamento de Anant Ambani com Radhika Merchant. Note-se que a celebrações foi uma das mais caras da História, com as estimativas a apontarem que o casamento terá custado cerca de 550 milhões de euros.
Para além de Rihanna, que voltou aos palcos (sem contar com a Super Bowl de 2023), atuaram também nas cerimónias, que decorreram em julho, artistas como Justin Bieber ou Katy Perry.
Em termos de convidados, a lista incluiu também o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, ou Ivanka Trump.
Leia Também: Filho do homem mais rico da Índia vai casar e menu tem ‘mão’ de português