Alagoas

Operação apreende mais de 2,4 toneladas de café impróprio para consumo

O Ministério da Agricultura apreendeu, no sábado (30), mais de 2,4 toneladas de café impróprio para consumo em quatro fábricas de café torrado e moído, na região de Campos dos Goytacazes (RJ).

➡️As empresas estavam torrando café com impurezas acima do limite legal. Pela lei brasileira, os grãos podem ter no máximo 1% de impurezas, como cascas e paus de café.

Os produtos serão analisados em laboratório e só após os laudos terão as suas marcas divulgadas pelo governo.

A operação conjunta contou com a participação do Procon-RJ, a Secretaria de Defesa do Consumidor do Estado do Rio de Janeiro (Sedcon) e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Operação apreende mais de 2,4 toneladas de café impróprio para consumo

Além de café: veja o que pode estar no pacote do produto — Foto: Bruna Rocha / arte g1

Como foi a operação

 

Durante a ação, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de agosto, 1.070 kg de café foram destruídos imediatamente, enquanto 1.350 kg foram apreendidos para análise laboratorial e destinação adequada

Também foram descaracterizadas três bobinas de rótulos irregulares de diferentes marcas.

Além disso, fiscais encontraram e descaracterizaram três bobinas de rótulos irregulares de diferentes marcas.

Para corrigir os problemas, as empresas foram intimadas e terão 90 dias para ajustar suas estruturas físicas, processos de higiene e controle de qualidade, além de implantar sistemas formais de classificação e rastreabilidade das matérias-primas.

Proteção ao consumidor

 

De acordo com os fiscais que participaram da operação, a ação teve caráter preventivo, buscando proteger a saúde dos consumidores e garantir que apenas produtos dentro dos padrões de qualidade estabelecidos cheguem ao mercado.

Leia também