A Polícia Civil de Alagoas deflagrou, nesta quinta-feira (1), a Operação Shamar, voltada à prevenção e ao combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. A ação faz parte da programação do Alagoas Lilás, campanha de conscientização sobre a importância do enfrentamento à violência doméstica.
Até o momento foram mais de 20 prisões cumpridas em Maceió, Arapiraca, Penedo, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, contra acusados de crimes previstos na Lei Maria da Penha.
Ao todo 32 mandados de prisão estão sendo expedidos em todo o estado.
Os alvos respondem por feminicídio, estupro, ameaça, lesão corporal, violência psicológica, estupro de vulnerável e outros delitos. A Operação Shamar é uma mobilização nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública que visa intensificar as ações policiais de proteção às mulheres em situação de violência.
O nome da operação, que significa “guardar” ou “proteger” em hebraico, reforça o compromisso das instituições com o cuidado e a vigilância permanente no enfrentamento ao feminicídio. A escolha do mês de agosto como símbolo dessa luta remete à criação da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.